-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 153 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Larissa Sad
-
Fabricantes: Acervo Mobília, Antunes Marcenaria, Casa do Vidro, Decortiles, Galeria Index, Limpidus, Lumini e Elétrica Capital, Orna&Menta, Vallori, WS Granitos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal procurou o escritório para fazer um projeto de reforma em seu apartamento localizado na Asa Norte, em Brasília. Quando entraram em contato com a CoDA, moravam em Jacarta, Indonésia, e o grande desafio do escritório foi se adaptar às necessidades de um processo feito completamente à distância, como adaptação de fuso horário e documentação por vídeo.
De forma positiva, essa particularidade dos proprietários conduziu o projeto para a atmosfera cosmopolita e internacional do apartamento, que busca refletir todas as cidades em que viveram nos últimos anos fora do Brasil. A estratégia adotada foi encarar a arquitetura como plano de fundo, com cores neutras, para dar destaque à todos os móveis e objetos adquiridos pelo casal em suas viagens e transmitir a personalidade dos novos moradores.
A principal demanda dos clientes foi a integração das áreas sociais do apartamento com a cozinha, para propiciar um espaço amplo para receber amigos e familiares. Para isso, foi elaborado um banco de concreto de uma ponta a outra na sala para ampliar o número de assentos e permitir um layout mais amplo e flexível na parte central do cômodo, que pode ser adaptado a depender da necessidade de uso.
A cozinha também foi ampliada a partir da retirada do cômodo de serviços e iluminada de forma natural pela esquadria de vidro aramado que a separa da lavanderia e permite a entrada de luz na área social mesmo com a porta e as janelas fechadas. O projeto focou ainda na redistribuição das áreas molhadas para a criação de um lavabo, além dos banheiros já existentes.
Em contrapartida às cores neutras mencionadas, a textura dos materiais ganha destaque no projeto, trazendo sofisticação nos detalhes de forma sutil e delicada. Na cozinha, o grande protagonista é a pedra vulcânica Hitam, originária da Indonésia, que juntamente com as bancadas de granito São Gabriel, marcenaria grafite e piso de porcelanato cinza escuro, formam os três planos escuros do ambiente, que contrastam com o forro de gesso do teto.
Em contraposição com a cozinha, a sala inverte a lógica das cores e revela a laje maciça de concreto armado e vigas no plano superior do ambiente. As paredes brancas e o piso de parquet original complementam a estética neutra do cômodo, mas ainda destacando as texturas autênticas desses materiais.