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Arquitetos: DE-SO
- Área: 8000 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Hervé Abbadie
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Fabricantes: Groupe Briand, Legendre Génie Civil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto insere-se na dinâmica de criação de emprego da França e também na transferência de conhecimento dessa marca de luxo líder mundial. O conceito do edifício conhecido como “ágil” respondeu a 3 critérios principais: a rapidez do processo construtivo, a flexibilidade da sua utilização e a capacidade de evolução.
Projetada e construída em menos de 12 meses, a fábrica de Beaulieu-sur-Layon foi o resultado de uma parceria eficiente e bem-sucedida entre os principais atores: o cliente, o arquiteto e outras construtoras relevantes.
De fato, esse projeto refletiu uma nova forma de criar centros de produção para as futuras fábricas da Louis Vuitton na França e em toda a Europa. A conexão visual do interior do volume com a paisagem externa é ilimitada e óbvia.
A entrada da fábrica e os postos de trabalho nos expuseram à luminosa paisagem exterior com a ajuda de uma fachada de vidro de 100 metros de comprimento por 6 metros de altura. Orientado para o norte, este panorama único traz luz natural suave e oferece a variação de todas as cores da natureza, marcando o passar dos dias e as 4 estações. A atenção ecológica pretendida pela Maison Louis Vuitton e a escolha de instalar as suas fábricas "no campo" foi igualmente acompanhada por um compromisso ambiental na construção dos edifícios e no design de interiores.
A certificação “BREEAM Very good” definiu um quadro ambicioso e exigente para a gestão do local, a preservação do meio ambiente, bem como a construção de uma edificação eficiente. O desempenho de energia é otimizado em 20% em relação ao regulamento padrão, pois é controlado graças às qualidades da estrutura envolvente e da instalação de outros equipamentos técnicos (recuperação de calor, zoneamento).
Dentro das instalações destinadas à fabricação de artigos de couro, o conforto visual e acústico foi perfeitamente definido. O projeto limitou a diversidade de materiais e suas expressões ampliadas. Como resultado, a predominância da madeira está presente em todo o volume.
A equipe DE-SO desejava expressar através da madeira e do seu estilo de montagem o que apreenderam dos “valores” da Maison Louis Vuitton em conexão com viagens, com o conceito de luxo e com a tradição de transferência do conhecimento artesanal.