-
Arquitetos: BOW.atelier, K.A.N Studio
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Quang Dam
-
Fabricantes: INAX, Phillips
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atravessando o beco no meio da floresta de acácias, o telhado da casa Quế Sơn surge no fundo verde. Esse grande bloco de telhado cobre todo o edifício, os espaços internos e externos em um volume. Com espessura para criar um bom espaço de isolamento, o beiral de grande abertura ajuda a regular a sombra e o frescor do edifício em um nível moderado, limitando o severo clima da região central.
O sistema de forro plano tem um pé direito baixo, espalhando-se sob o bloco da cobertura, criando uma pressão invisível para que o olhar tenha sempre um foco horizontal, a partir do qual tentamos criar “respiros” do jardim através da cobertura. Pelas frestas, sucintas e silenciosas, só os humanos relaxam com a natureza. Com a rotina da casa antiga, a cozinha é o local onde os familiares costumam se reunir para comer, beber e fofocar juntos.
Mantendo esses valores, esse espaço é priorizado para ser disposto no centro da nova casa, com duas aberturas para o pomar e principalmente para o amplo jardim frontal. Cada reunião, aniversário ou primavera chega... os irmãos, parentes próximos e distantes, ou vizinhos podem se reunir no quintal, erguer um copo confortavelmente e admirar a paisagem campestre iluminada, apesar do impacto de um pouco de sol e um pouco chuva. Em 2022, tivemos a sorte de conhecer muitos projetos de habitação rural interessantes, cada um com uma história diferente sobre pessoas e arquitetura, mas todos com uma pergunta em comum: como é a forma pacífica de uma casa?
Não conseguimos explicar ou deixar claro, mas ao longo do processo de projeto e construção, vemos a confiança e compreensão da geração anterior, paciência e meticulosidade em cada detalhe. Cada detalhe do ferro e da madeira é uma perfeição dos mestres artesãos locais que provavelmente são a fonte dessa paz.