-
Arquitetos: Atelier HMC, Takahiro Akiyama Architects
- Área: 460 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Atsushi Ishida
Descrição enviada pela equipe de projeto. A creche está localizada sob a ferrovia elevada em Machiya, no centro de Tóquio. O projeto é uma iniciativa para solucionar a carência de creches por meio da utilização de espaços sob trilhos elevados. Isso ocorre porque há uma escassez de creches nas áreas urbanas do Japão, mas não há locais para construí-las.
A ferrovia elevada foi construída em 1931. Lojas e casas foram construídas sob a ferrovia elevada, formando uma paisagem central onde a vida transbordava para as ruas. Essas construções foram removidas para dar lugar ao reforço sísmico da estrutura elevada dos trilhos. Após o reforço sísmico, o local ficou muito tempo desocupado, mas começou a ser reaproveitado, a começar pelos planos para a creche.
Nos últimos anos, as creches foram fechadas para a cidade e as crianças e as pessoas da cidade se distanciaram. Queríamos criar uma arquitetura de creche aberta para a cidade, para que as pessoas da cidade pudessem acompanhar o crescimento das crianças. A antiga estrutura elevada que cruza a cidade é baixa, a uma altura de cerca de 3,9 m sob as vigas. O vão também é curto, com cerca de 6 m, dando-lhe uma impressão pesada. Criamos uma grande cobertura de 67 m de comprimento para harmonizar entre a escala da estrutura elevada e a escala da arquitetura. A cobertura que se estende horizontalmente cria a fachada da creche para a rua. No interior, a cobertura sobrepõe-se à estrutura elevada para formar um espaço de creche suave e abrigado da agitação da área da estação.
As salas do berçário estão distribuídas em três grupos sob a grande cobertura, passando por um playground e uma caixa de areia. Cada cômodo era conectado por um espaço semiaberto sob o beiral ao longo da rua. As atividades da creche surgem na rua, com lavabo, equipamentos lúdicos, bicicletário e um pórtico de entrada entre cada estrutura elevada no eixo desse beiral de 39 m de comprimento.
O playground é um espaço semiaberto único criado pela sobreposição da estrutura elevada e da arquitetura. O clima urbano no verão está se tornando cada vez mais severo devido ao efeito ilha de calor. Como telhado principal, a estrutura elevada protege o playground da luz solar intensa. A cobertura da arquitetura protege o movimento das pessoas da chuva e atua como uma prateleira de luz para iluminar o playground com a luz refletida. A escuridão inerente sob a estrutura elevada é derrubada, tornando o playground mais acessível nos meses de verão, com o teto elevado iluminado.
A creche estava ligada à cidade através de beirais profundos. A sensação de segurança criada pelos beirais tornava o local amplamente aberto para a cidade, mas protegido. Muitas pessoas na cidade apreciam as flores e plantas sazonais plantadas ao longo da creche. A creche foi criada a uma distância semelhante ao centro da cidade, onde caminhar pela rua dá uma ideia do cotidiano da creche como um rolo de filme, e a comunicação acontece naturalmente.