Descrição enviada pela equipe de projeto. Como efeito de reverberação do centro cultural Dawar El Ezba, uma faísca de renovação urbana foi gerada no coração de Ezbet Khairallah. O projeto surgiu de um rigoroso processo de participação comunitária para criar um ambiente seguro para crianças, mulheres e homens. Além disso, o objetivo era inserir inovações urbanas que pudessem melhorar sua qualidade de vida. A abordagem do projeto se baseou em uma série de reuniões comunitárias nas quais o projeto foi discutido. Por outro lado, os métodos de construção incluíram a utilização de materiais e mão-de-obra da própria região, no sentido de promover sustentabilidade econômica.
O projeto incluiu uma reforma de fachadas de edifícios, infra-estrutura, bancos de rua, pavimentações, paisagismo, iluminação com destaque para uma área multiuso para as crianças. A série de oficinas se alimentou da pergunta "o que é a rua para você?". Em um lugar como Ezbet Khairallah, a rua é tudo. Às vezes, é o quintal para sentar e compartilhar, outras vezes é um lugar para festividades e a rua toda se transforma em um grande salão.
No decorrer de dois anos deste projeto, a identificação das noções de "rua" foi mudando constantemente, seguindo opiniões sobre temas como propriedade, preferência e compromisso. Prosseguindo com o projeto, percebemos que as necessidades básicas como pavimentação, infra-estrutura e iluminação eram muito mais importantes do que a introdução a novas linguagens arquitetônicas. Entretanto, enquanto se desenvolvia o processo, novas ideias e paradigmas foram introduzidos para mudar o diálogo urbano, que por sua vez também é um dos conceitos centrais do Centro Cultural Dawar el Ezba.
A estratégia do projeto se concentrou na criação de uma paleta de cores muito simples que pudessem ser utilizadas para tonalizar o conjunto tão heterogêneo. Além disso, essas cores foram somadas a uma camada existente de murais e intervenções para lidar com um orçamento limitado, bem como manter uma identidade acessível. Adições sutis abstraídas das casas tradicionais do alto Egito forraram as janelas, padrões lúdicos de piso incitam a grande população de crianças a interagir, e simples bancos de tijolos de madeira afirmam o princípio "Mastaba" das antigas casas egípcias. A rua torna-se então um ambiente vivo e vibrante, livre de maus comportamentos como o uso de drogas e o assédio causado antigamente pelo abandono dos elementos da rua.
Este projeto é apenas uma mera continuação de uma faísca crescente iniciada por Dawar para as artes e o desenvolvimento e é a prova de uma possibilidade crescente para Ezbet Khairallah no Cairo.