-
Arquitetos: Mariano Ravenna
- Área: 56 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rodrigo Lautaro Riquelme
-
Fabricantes: ALUAR ALUMINIOS, Acerosya, Cemento Avellaneda, Maderwill
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa época em que o conceito de família tradicional está sendo reformulado, o projeto demandava uma solução para uma moradia sem uso permanente e sem programa estático, para uma família composta por 2 pessoas que têm filhos de relacionamentos anteriores. A resposta foi romper com o modelo da caixa unifamiliar.
O projeto propõe acomodar as diferentes dimensões humanas e convergir para os espaços comuns que cada casa necessita ou na transição de um ambiente para outro, com rotas diferentes que podem levar a um encontro com o outro ou ir em busca da individualidade. E assim pessoas diferentes podem viver juntas no mesmo espaço físico, escolhendo com quem, quando e como estar umas com as outras.
Exceto para a cozinha e banheiro, os demais ambientes não têm função fixa. Eles podem ser usados como quarto, sala de estar, sala de jogos, escritório, etc. A função é baseada na situação que surge no momento em que a casa é habitada.
A casa tem uma abordagem clara de privacidade em relação à rua, mas em relação ao interior ela é completamente permeável. Com um aspecto que convida à intimidade e sugere esconder-se para dentro, protegendo-se. Intimidade sem a necessidade de grades ou cercas de arame.
A experiência ao ar livre não se dá através de enormes janelas, mas criando um tipo diferente de relação entre os espaços fechados.
O terreno tinha 4 árvores alinhadas ao longo de sua extensão. O projeto não só não toca em nenhuma delas, como também aproveita esta situação: a casa é protegida sob a copa das árvores de freixo que formam um "guarda-chuva verde".
Outro desafio era criar um sistema de construção que fosse absolutamente simples de executar, pois tínhamos um orçamento baixo (pro.cre.ar) e também uma mão de obra qualificada para executar apenas coisas muito simples. Pilares de concreto, paredes de tijolo oco rebocadas, pisos de cimento liso e vigas do telhado com com tijolos de isopor foram os materiais que resolveram a execução da casa sem a necessidade de detalhes complexos.