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Arquitetos: a|911
- Área: 650 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Onnis Luque
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Fabricantes: CONCRETO CRUZ AZUL, Cemex, MACERE México, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. PILARES Valentín Gómez Farías é um espaço localizado no distrito de Benito Juárez, na Cidade do México, que faz parte de uma iniciativa e política pública com o objetivo de reconstruir, através de uma arquitetura comprometida, um centro comunitário que beneficie a cidadania.
De acordo com o programa, a proposta dá prioridade à população jovem que abandonou as instituições de ensino formal, às mulheres que precisam fortalecer sua autonomia econômica e às comunidades que atualmente não têm acesso a equipamentos culturais e esportivos decentes.
A edificação está localizada dentro do Parque Rosendo Arnaiz, próxima à estação de metrô San Antonio, dentro dos limites dos antigos frontões do parque que foram deteriorados e fomentaram a criminalidade.
Duas paredes vazadas enquadram o volume nas extremidades leste e oeste da propriedade, desenvolvendo-se dentro de um perímetro reticular que se distribui em uma série de salas de aula e espaços educacionais iluminados e ventilados naturalmente graças às claraboias voltadas para o norte com diferentes alturas. As salas de aula são conectadas entre si por uma passarela longitudinal, tornando este um pavilhão mais do que uma simples edificação.
Dois jardins nas extremidades norte e sul recebem os usuários do centro e funcionam como uma extensão do parque que abriga vários programas como áreas de estar, leitura e fórum ao ar livre, criando um sistema educacional onde o aprendizado também é feito nos espaços externos.
O volume se entrelaça com o parque através de um gesto nobre e equilibrado entre permeabilidade e presença. É uma arquitetura de baixo impacto, inserida onde estavam os antigos frontões do parque.
O volume se confunde com a história do contexto e sua tipologia. A sua materialidade de paredes de tijolos e pilares de concreto armado procura recordar as infraestruturas sociais e educativas das décadas anteriores com uma nova morfologia.
O seu conceito central é a criação de uma nova paisagem, um horizonte com dimensão cívica. A horizontalidade das paredes vazadas é contrastada por múltiplos gestos de verticalidade: um sistema de claraboias com força expressiva no entorno.