-
Arquitetos: sukchulmok
- Área: 630 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hong Seokgyu
-
Fabricantes: ehwa brick, sukchulmok(self-production), sungwonceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Parconido é uma padaria localizada no norte de Gyeonggi-do, Coreia do Sul, que lembra uma praça da Europa. Criada com materiais básicos e formas simples, a padaria apresenta um ambiente consistente em que o espaço, o mobiliário e a iluminação são pensados para criar uma atmosfera única.
De acordo com o espírito de "sukchulmok" de que o espaço deve se assemelhar ao usuário, procuramos capturar o ambiente de nosso cliente que mora na Itália há muito tempo. No entanto, queríamos dar-lhe uma identidade de homenagem e não de cópia, mas também que não fosse intuitivo. Dessa forma, a padaria foi entendida como uma praça onde as pessoas se reúnem e conversam em um dia ensolarado entre prédios de tijolos vermelhos e pilares de pedra.
Pilares que surgem por toda parte e paredes arredondadas ao ar livre envolvem o espaço. Embora as paredes e pilares tenham formas diferentes, todos possuem um raio de 600mm. O espaço criado através desta regra funciona como um excelente ponto de referência para completar o sentido de unidade sem que seja monótono. Eles foram construídos empilhando tijolos de barro sem orifícios. Os tijolos também foram cortados em dois terços da sua espessura e revestidos como pele em uma estrutura de ferro para diminuir a carga. Móveis fabricados em círculos perfeitos se misturam adequadamente ao espaço em várias formas, como concreto vazado com madeira e tubos circulares sobrepostos. Eles também destacam discretamente os espaços arredondados.
O travertino, próprio das fontes nas praças europeias, é cortado em peças de 1,5mmx1,5mm para revestir o piso, paredes e teto da sala. Os ângulos no espaço interno são envoltos em formas arredondadas para que o limite de cada lado seja esfumaçado e ofereça a ilusão de que o ambiente está se expandindo (eles também têm um raio de 600 mm.) O espaço ainda faz com que os objetos se destaquem com uma sensação de leveza.
Tijolo vermelho, travertino e madeira, a mistura de três materiais cria um espaço de tons quentes. Nesse sentido, o espaço visualmente quente transmite uma sensação de calma. O símbolo do lugar é um passarinho cochilando em um ninho, com isso, ele foi construído na esperança de que os visitantes deixem de lado suas preocupações e aproveitem o clima descontraído. O ninho representa o lar confortável fornecido desde o nascimento de uma nova vida até a independência. Essa é uma analogia que representa o início da marca e o desafio do cliente em se lançar a um novo negócio.
Concluída em 2022, a padaria está pronta para escrever sua própria história em sua nova casa, torrando e assando seus próprios produtos. Esperamos que os visitantes se lembrem do lugar com lindas e deliciosas recordações. Vale ressaltar ainda que “a iluminação e o mobiliário utilizados neste espaço são objetos desenhados e produzidos em primeira mão“