-
Arquitetos: Foomann Architects
- Área: 280 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Willem-Dirk du Toit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um jardim estabelecido na Península de Mornington, a Casa Flinders atua dentro da tradição modernista usando materiais e técnicas contemporâneos. O edifício original era uma casa Glenvill, construída no final dos anos 1980 e reformado pela primeira vez em 2002. Os clientes (um arquiteto aposentado) estavam ansiosos para passar mais tempo em sua casa de férias, com capacidade para receber amigos e familiares. Como já foram clientes, a equipe trabalhando novamente com os construtores Fido Project embarcou no trabalho altamente colaborativo de renovar a Casa Flinders mais uma vez.
Ressoando com as outras casas do pós-guerra na área, Foomann foi inspirado por contrapartes modernistas locais. A renovação visa simplicidade e requinte, com materiais considerados e detalhes exigentes. A garagem revestida com compensado e a parte leste da casa foram levemente reformadas. Tanto o edifício existente quanto o novo edifício recebem o mesmo tratamento de compensado preto de qualidade externa da garagem. A consistência deste material unifica as diferentes épocas do edifício, enquanto a nova sala familiar tipo pavilhão foi realizada com uma silhueta modernista. Este novo espaço é composto por dois quartos, além de cozinha e áreas de estar. O pavilhão foi projetado em uma pegada semelhante à parte demolida do edifício, para manter e aproveitar o deck existente e o jardim já formado.
Por dentro, a Casa Flinders é cheia de luz e aberta, organizada e calma. Vigas de madeira correm ao longo do teto da área de estar, continuando externamente sob o beiral. Embora as vigas contribuam para remeter ao moderno, seu material e execução são contemporâneos. Esses membros estruturais de madeira laminada colada apresentam abatimentos para iluminação oculta e integram aberturas para a passagem de tubos de descarga. O teto é finalizado com ajuste preciso e revestimento de compensado. Os detalhes da camada de acabamento enegrecido e transparente se repetem em toda a casa, mantendo uma consistência constante e confiando em algumas opções de materiais de qualidade.
O envidraçamento fixo de altura do pé direito conecta visualmente o pavilhão à paisagem. É dessa perspectiva que os ocupantes apreciam plenamente o jardim; lindamente composta e pacientemente cultivada. O minucioso e exigente detalhe envolvido na construção, trabalhada com cuidado por construtores à altura da tarefa, confere profundidade a uma casa que inicialmente se apresenta como simples. As junções foram difíceis de alcançar, mas ajudam a criar uma casa destinada a se sentir relaxada, bem situada e à vontade.