-
Arquitetos: ARCHFIELD Bangladesh
- Área: 1900 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Asif Salman
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. As instruções do projeto enfatizaram o bem-estar mental e físico, em vez dos requisitos espaciais. O cliente investiu seus recursos no futuro dele e de sua família quando o entorno inevitavelmente se encheria impiedosamente de brutais estruturas de concreto. O projeto se concentrou em fornecer espaço para respirar dentro do complexo em contraste com a tendência existente e o ambiente ao redor, não apenas para os proprietários, mas também para os vizinhos que são forçados a serem embalados em casas que parecem caixa de fósforos devido às demandas cada vez maiores da vida urbana.
Criando um exemplo de uma casa ideal no atual contexto urbano da cidade de Dhaka, em rápido crescimento, que incorpora uma simples mudança no processo de pensamento típico:
- Redução de custos pode ser equivalente a geração de renda
- O valor do bem-estar físico e mental é muito maior do que a prosperidade econômica a longo prazo.
O projeto é mínimo e simples, com a intenção de preservar ao máximo o estado natural original. A estrutura é um mero pano de fundo de habitação ocupada, vida saudável e elaboração de memórias.
O equilíbrio é alcançado através da relação trabalhada entre:
- Espaço aberto: Este projeto contribui para a paisagem urbana, fornecendo um espaço aberto substancial. O cliente queria um lar para sua família, então a pegada foi deliberadamente mantida apertada para encorajar uma sensação de união enquanto a brisa tropical absorve o estresse.
- Pavilhão: Um tipo de pavilhão de fluxos de espaço sempre mantém o fluxo de ar da casa e reduz a temperatura geral de todo o espaço; também funciona como um espaço polivalente para interação familiar.
- Pátio: Os pátios podem desempenhar um papel importante na regulação do microclima dos trópicos. Funciona uma transição entre o grande espaço aberto e a casa.
A casa é de estrutura de tijolos com foco em técnicas comuns locais e recursos disponíveis.
Materiais:
- Telha de barro tradicional para telhado inclinado de isolamento para melhorar as vistas, atrair o fluxo do vento e criar variação na altura do piso.
- Laje de concreto sobre barras de seção I [usada] para permanência.
- Vigas de METAL inclinadas para suportar o telhado inclinado.
- “Sheetal Pati” (uma esteira tradicional feita com material semelhante a cana) para revestir o teto falso.
- Painel veneziano para diminuir a escala e deixar o vento fluir e evitar a chuva
- Paredes de tijolos são feitas com 2 fileiras de tijolos com concreto no meio
- Madeira e vidro nas janelas e portas.
Quando se trata de Dhaka, a melhor arquitetura é aquela que não é construída, pois os espaços verdes abertos estão desaparecendo rapidamente, causando séria degradação do ambiente de vida. Além disso, o desafio de equilibrar aspiração e acessibilidade torna-se ainda maior quando se funde com as preocupações futuras de uma família. O projeto tentou encontrar um equilíbrio entre essas complexidades e fazer se posicionar contra a tendência do entorno.