-
Arquitetos: MZNO
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tomás Rangel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de arquitetura partiu do conceito do próprio nome. Escama: película, superfície, camada. A intenção foi tornar visível a transição entre passado e presente da edificação, resgatando traços originais, junto à novos elementos naturais, numa paleta leve e clara.
Quando visitamos o sobrado pela primeira vez, encontramos no salão térreo uma pequena metragem de tacos de madeira dispostos no piso. Com o intuito de resgatar as camadas originais da casa, reaproveitamos o material para elaborar novos tampos para as mesas num trabalho artesanal de marchetaria. As bases de ferro já existentes do antigo restaurante receberam novas pinturas.
Reformulamos o acesso ao antigo banheiro do sobrado para atender melhor o novo layout. A forma de arco original, anteriormente escondida, foi resgatada e teve sua superfície lateral exposta. Agora se torna o portal para um confortável banheiro PNE e um pequeno hall com pia.
O pavimento superior teve o mezanino existente retirado, assim como parte dos banheiros, liberando a vista para a cozinha em todas as áreas do salão. A instalação da claraboia traz iluminação natural para o espaço e evidencia a estrutura aparente do telhado.