-
Arquitetos: Escobedo Soliz
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ariadna Polo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno da casa era estreito e apresentava inclinações significativas. Além disso, em frente à propriedade há uma área de proteção federal que resguarda parte de um vale e um rio.
A construção se desenvolve para baixo, aproveitando a inclinação natural do terreno, de modo que em direção à rua há apenas um nível acima do nível do solo e mais dois abaixo. O primeiro nível abriga os quartos, banheiros, closets e um salão de jogos.
Abaixo do nível do solo fica o térreo com a área pública e a cozinha. Um nível abaixo, no terreno natural sob a sala de estar, foi criado um pátio central para abrigar uma cozinha externa e uma piscina semi-coberta.
O edifício está implantado em apenas 100 metros quadrados a partir dos blocos de serviço e circulação ao longo dos dois lados que se juntam aos vizinhos. Estes volumes laterais protegem a privacidade do interior da casa e servem para recuar os volumes transversais brancos que se sobrepõem ao terreno natural, permitindo que a topografia e a vegetação do vale passem por baixo de toda a casa livremente.
Estes volumes brancos abrigam os espaços principais da casa e se abrem de lado a lado em direção ao vale e aos pátios interiores.
A estrutura do edifício é feita em concreto com paredes de alvenaria e lajes sobre vigas e abóboda. As fundações foram feitas a partir de sapatas corridas escalonadas de acordo com a inclinação do terreno e muros de contenção.