-
Arquitetos: MQ Architecture
- Área: 1 ft²)
- Ano: 2022
-
Fotografias:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: Arper, Carnegie, Daltile, Maharam, Ohio Gratings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este contrato abrangeu dois projetos diferentes. O primeiro era desenvolver um edifício de dois pavimentos de uso misto em um lote de 14 m (48 pés) de largura por 45 m (150 pés) de profundidade. O segundo desafio consistia no projeto de uma nova tipologia de hospitalidade: um cannabis lounge para o consumo recreativo de maconha.
O projeto está voltado para o Downtown Historic District de Boulder, uma área histórica construída por volta de 1880, onde a maioria dos lotes tem 7 m (25 pés) de largura com paredes de tijolos. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos desses edifícios foram modernizados com painéis de metal e fachadas pré-fabricadas.
Desta forma, identificamos os elementos formais mais característicos da década de 1880: as duas paredes de alvenaria; o pavimento superior com uma cornija de cobertura proeminente e janelas de 1,20x2,40 m (4'x8'ft) com proporções verticais. Já o pavimento térreo possuía geralmente grandes janelas, entradas rebaixadas, recuos nas esquadrias e colunas de ferro fundido expostas.
Abstraímos estes elementos para projetar a fachada, aplicando materiais contemporâneos com referência aos sistemas de painéis modulares e pré-fabricados de meados do século. Portanto, o pavimento superior é resolvido com painéis de caixa de alumínio branco montados em suportes sobre um acabamento de estuque, criando um padrão com grandes janelas articuladas de 1,20x2,40, que abrem na parte superior configurando a cornija. Já o pavimento térreo tem painéis de vidro de 3,65m de altura, caixilhos de alumínio e colunas circulares de aço branco.
Como o nível da rua exigia entradas separadas para os três usos diferentes, propusemos duas entradas recuadas simétricas em ambos os lados da fachada. A entrada para a hospitalidade fica na extremidade leste e a entrada para o espaço de escritórios fica no lado oeste, com a fachada da loja de varejo ao centro.
Como as instalações para a maconha exigiam um espaço desprovido de janelas, inserimos a área nos fundos do térreo. A fim de trazer luz natural para o espaço, concebemos uma grande claraboia de 4,80 x 4,80 m inundando o espaço com luz por meio de uma caixa de alumínio dourado que impede o contato visual direto entre o interior e o exterior. A claraboia se torna um pátio aberto com um terraço no segundo pavimento que contribui para organizar o espaço do escritório. Em corte, a claraboia e o pátio trabalham juntos como uma pirâmide invertida em terraços, trazendo luz natural uniformemente ao longo da planta profunda. Parte da vegetação foi alocada no perímetro da claraboia.
O hall do espaço de escritórios é coroado com uma escada metálica perfurada branca suspensa com degraus de madeira de demolição retroiluminados recuperados do edifício original. O segundo pavimento, concebido como uma laje corporativa para locação, é um plano aberto com uma área de serviço com banheiros, cozinha e circulação vertical. Através da parede com janelas longas e da fachada em caixilho de alumínio, o escritório aproveita a vista espetacular de Iron Flats.