-
Arquitetos: Tad.atelier
- Área: 60 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos subúrbios da cidade de Cao Lanh, a casa se localiza na vila de Tan Thuan Tay, ao lado de Nguyen Huu Kien Str. Ela fica em uma via recém-inaugurada que liga os subúrbios à cidade, abrindo caminho para uma breve expansão da área residencial. A nossa principal preocupação é descobrir como conceber uma casa moderna, mas herdando o espírito do lugar e atendendo às necessidades particulares do proprietário - um poeta que gosta da sua solidão.
O projeto está estruturado dentro destes valores:
Campo e Urbanização: A gradual urbanização da área é inevitável. Mas através do nosso projeto espera-se manter esses traços "rurais" encantadores e queridos no novo contexto urbano. Com esse espírito, foi proposta a ideia de construir uma nova casa que evocasse a sensação de já existir aqui há muito tempo. A casa está aprendendo com a ordem habitacional tradicional de Cao Lanh: do formato da encosta aos usos de materiais locais e técnicas de construção que combinam com o fazer local.
Limites Flexíveis: trazendo a paisagem da margem do rio o mais próximo possível do espaço vital. Na divisa casa-horta, a disposição das direções oblíquas transforma a divisa de “traço” em “zona”, aumentando assim a visão para a paisagem ribeirinha. A alternância dos elementos faz com que o limite arquitetura-paisagem pareça mais “orgânico”, as atividades humanas são, portanto, abraçadas e protegidas.
O segundo ninho de pássaro: Desde os tempos antigos, a maneira como as pessoas no Delta do Mekong constroem suas casas é quase semelhante à de um pássaro construindo um ninho: coletando materiais do ambiente - madeira, argila, casca e folhas de coqueiros. Móveis e utensílios domésticos também são feitos de bambu e rattan. A própria casa tradicional, portanto, torna-se um impressionante museu vivo com atividades diárias que expõem uma cultura arrojada. A ideia do “ninho de passarinho” também é uma ideia que nos foi passada pelo próprio dono. Depois de muito tempo morando na cidade, ficando em um belo "ninho" construído e ajustado ao longo dos anos, ele decidiu vender a casa e voltar para sua cidade natal para morar perto de sua família. Toda a estrutura de madeira da casa é reaproveitada da estrutura de uma antiga casa local. Grande parte da mobília do antigo ninho é reaproveitada no novo ninho. Depois de terminadas as partes principais de madeira da casa, a sobra de madeira foi usada para montar uma palafita à beira do rio. Ele deseja construir uma casa gentil com o espírito de reutilizar muito do que já existe.
Requisito Mínimo: Nos pediram para projetar uma casa com quase um só espaço para ele morar, trabalhar e descansar. As divisórias, se houver, são apenas convencionais em uma casa de solteiro. Este espaço comum abre-se inteiramente para a varanda e para o jardim - onde decorre a maior parte das suas atividades diárias. Um espaço completo para todas as atividades é a solução que construímos com ele desde os primeiros dias do processo de projeto.
Valor Espiritual: Além de atender às necessidades mínimas, a casa também é projetada para atender às necessidades espirituais do proprietário - um único poeta que usa a casa como um lugar para morar e trabalhar. Protegendo o morador do sol e da chuva, a casa se torna parte da alma do dono. Um lugar onde ele pode falar consigo mesmo e com o mundo.