Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cavero é o resultado de um diálogo transversal entre a casa e seu entorno natural privilegiado. O telhado, elemento identificador e estruturante do projeto, adapta-se suavemente à topografia, de modo que se eleva do próprio terreno e acompanha sua inclinação natural, criando um vínculo íntimo com ele.
A arquitetura não se impõe, mas se acomoda para obter o melhor do terreno em seu próprio benefício. O programa se desenvolve inteiramente no térreo, evidenciando seu compromisso com o meio ambiente de não se destacar mais do que o necessário, além de oferecer ao usuário uma forma simples de viver, organizando o funcionamento em torno dos ambientes diurnos, tanto construídos quanto não construídos.
A sala principal se abre para as vistas da costa sul de Menorca e ao mesmo tempo fica protegida em relação a Tramontana, permitindo que a brisa do mar entre e refresque a sala no verão, enquanto no inverno permite que ela se adapte aos ventos intensos com uma série de espaços ao ar livre estrategicamente posicionados.
Em termos de materialidade, o projeto alterna dois materiais muito característicos da ilha: argamassa branca e paredes de pedra seca, que juntamente com o telhado de concreto branco e o piso de calcário têm uma clara vocação de integração com o entorno e a história do lugar.