-
Arquitetos: Behet Bondzio Lin Architekten
- Área: 94 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
-
Fabricantes: Carl Hansen and Son, Catellani & Smith, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal solicitação do cliente era ter uma casa de chá localizada na Watermoon Mountain que não exigisse sistemas de condicionamento artificial para obter conforto térmico. Mas devido à sua localização no topo da colina, o volume está completamente exposto ao sol do sul e aos fortes ventos do nordeste.
O projeto usa duas placas de concreto curvadas voltadas para o sul que ajudam a controlar o fluxo de ar e introduzem um agradável vento no espaço. O deslocamento vertical entre as duas placas curvas e a placa de concreto horizontal, a qual cobre a plataforma frontal, permite que a radiação solar penetre no espaço sobre a superfície da mesa de chá durante a estação mais fria.
A treliça de madeira com formato triangular localizada na fachada norte bloqueia os fortes ventos desagradáveis vindos do nordeste.
As portas pivotantes, também feitas de madeira, estão localizadas no perímetro do volume permitindo melhor controle da luz e fluxo de ar direto para o espaço principal do salão.
O pavilhão surge como uma ilha no meio de uma lâmina de água oval elevada 60 cm acima do nível da água no lado leste e 30 cm no lado oeste. As mudanças de nível na lagoa permitem o fluxo natural da água e ajudam a melhorar o conforto do espaço, aumentando a umidade relativa do ar que flui para o espaço durante a estação quente.