-
Arquitetos: Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects
- Área: 103 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
Planta Livre Atualizada: Nos arredores de Tóquio, esta residência encontra-se no meio rural, rodeada por campos e edificações espalhadas. O terreno tem quase 300 m2, mais do que suficiente para uma pequena residência. O pensamento imediato que me veio à mente, quando visitei o local pela primeira vez, foi que uma casa térrea de planta livre seria muito interessante para este programa.
Claro, o ambiente circundante passará por urbanização e mudanças rápidas. Com essa imagem futura em mente, pensei que o estilo contraditório de uma planta semiaberta poderia funcionar para esse terreno nos arredores de Tóquio. O círculo exterior da parede metálica semitransparente obstruirá parcialmente a vista e as paredes interiores de vidro transparente, com um espaço entre elas, que dificilmente será um jardim, servirá de “amortecimento” para se adaptar às mudanças futuras no entorno: esses elementos formaram meu conceito de arquitetura de planta livre que é envolta em camadas externas da chamada pele dupla.
Em termos de estrutura, utilizou-se a madeira como principal material. Elementos produzidos na fábrica foram usados para todas as outras partes, deck externo e paredes, garantindo a funcionalidade. Ao mesmo tempo, procurei criar um “cenário” interior, contrastando a estrutura de madeira “quente” com os produtos industriais “frios”.
Simultaneamente, esses pensamentos me lembraram de uma cena particular. A foto do “Apartamento Strathmore” de Richard Neutra concluído em 1937. E não era a arquitetura em si, mas o cenário de fundo de Los Angeles naquela época. Este edifício está localizado em Westwood e esta área não era nada parecida com o lugar verde e exuberante que existe agora. Fiquei chocado ao ver que era como um deserto com apenas arbustos aqui e ali.
Além disso, lembrei que a Los Angeles atual, cheia de vegetação e árvores, é, na verdade, uma natureza criada artificialmente, graças às hidrovias artificiais conectadas a partir do estado vizinho. O ambiente em rápida mudança, ou seja, o cenário artificial de Los Angeles permitiu que, a partir da década de 1950, fosse construído o conjunto de casas térreas de planta aberta denominadas “Case Study Houses”. Por meio deste projeto, sonhei com uma versão de Tóquio da “Case Study House” do século XXI, projetando uma casa térrea em planta aberta que fosse possível construir nos arredores de Tóquio.