-
Arquitetos: SPEC
- Área: 82 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kenta Hasegawa
-
Fabricantes: 3M, Carl Hansen and Son
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este estúdio fotográfico está localizado no quinto e sexto andar de um pequeno prédio de seis andares. Ele pode ser alugado sazonalmente para marcas de roupas exibirem as novas coleções, para fotografia de produtos com modelos para comércio eletrônico e para exposições. Por conta de sua finalidade, as superfícies do espaço são, em maioria, paredes brancas lisas, paredes de madeira, forros brancos e pisos de concreto - características necessárias para muitos dos usuários.
O desafio era como criar um ambiente fotográfico único apenas para este estúdio dentro daquela situação. O quinto andar possui uma escada de concreto e uma caixa de concreto que envolve o elevador. A escada foi polida para revelar a brita do concreto. Ao projetar uma escada escultural e irregular em meio às paredes brancas ordenadas e piso de concreto, a escada torna-se mais do que apenas um meio de deslocamento - torna-se uma estada que destaca roupas, sapatos e modelos.
Como um estúdio de fotografia, a forma plana do sexto andar inevitavelmente criou algum espaço morto. Em vez de utilizar o espaço morto para armazenamento de equipamentos fotográficos e móveis, um painel de vidro distorcido com superfície espelhada foi instalado para atingir o pé direito de 4,4 metros, resultando em um efeito visual completamente novo e único.
O potencial de usar esses espelhos distorcidos para criar fotografias únicas e originais será deixado para a criatividade dos fotógrafos e diretores de arte que utilizam este estúdio. Ao introduzir um recurso inesperado no espaço do estúdio, espero estimular a criatividade dos criadores que o utilizam e produzir trabalhos fotográficos excepcionais que vão além da intenção original do designer.