-
Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andres Maturana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma pequena casa localizada na comuna de Villarrica, região de Araucanía, na área rural de Lefun. O refúgio é uma casa de dois andares que se apoia sobre estacas de 3 metros de altura, formando o segundo e o terceiro nível acima do solo. A construção fica ao lado de uma floresta. A operação de elevação do solo se materializa para obter uma melhor orientação e vistas distantes do lago e do vulcão Villarrica e na definição de um espaço intermediário, coberto pela casa entre a estrutura de estacas onde é possível ficar do lado de fora protegido das chuvas da região.
Este primeiro nível ou espaço intermediário está ligado à casa por meio de uma tipologia híbrida, uma "ampliação - escada" que constrói o acesso à casa, um espaço translúcido, um espaço para circulação vertical, para proteção da chuva e do vento, guardar sapatos e roupas molhadas. Uma vez dentro da casa, no primeiro nível (2º andar), ordena-se todo o uso comum, sala de jantar, cozinha, sala de estar, além de um terraço ao norte que pode estar diretamente se relacionar com a floresta e o lago.
O segundo nível (terceiro andar) é um quarto com varanda no pé direito duplo da sala de estar. Este quarto consegue obter vistas desobstruídas do lago e do vulcão em suas fachadas leste e norte, respectivamente. A casa é construída em carpintaria de madeira e painéis SIP, gerando uma coordenação modular em todos os seus elementos construtivos.
O Refúgio Lefún é um projeto que se define por um orçamento apertado e a necessidade de criar um lugar aconchegante com o mínimo de programa. O sistema construtivo sob a lógica do Painel SIP, um sistema de painéis modulares pré-fabricados que procuram reduzir o tempo de construção, como no caso, em local com intempéries no inverno e que garantem uma proteção térmica e estrutural altamente eficiente. A estrutura principal para construir a casa é feita de madeira de pinho.