-
Arquitetos: K-Studio
- Área: 380 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Claus Brechenmacher & Reiner Baumann, Nikos Daniilidis
-
Fabricantes: Inoxland, Kambourakis Marbles, MIA Collection, Patiris, Vokos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o objetivo de conectar a marca Metaxa às suas raízes, o museu LIKNON foi instalado em um vinhedo centenário em Samos, Grécia, onde cresce o seu ingrediente especial, a doce uva moscatel.
O projeto é um marco no vale e mostrará as origens da Metaxa, fortemente ligadas à cultura da ilha, com uma longa tradição em produtos e vinificação de alta qualidade.
Em LIKNON, a videira é a protagonista e o conceito tradicional de um museu se dissolve em um passeio e uma exploração do habitat da videira. Mais do que uma edificação, é uma paisagem, onde o visitante passeia à sua volta e sob o berço das vinhas, submergindo no subsolo para entrar em contato com a história da marca através de uma experiência interativa e uma série de ativações sensoriais.
A arquitetura deste cenário é uma extensão dos platôs produtivos construídos em pedra onde crescem as vinhas absorvendo a dinâmica e a rugosidade da paisagem natural e tradicional para se fundir no vale.
Juntamente com a experiência nas instalações da Kifisia, o museu exibe não apenas as origens da Metaxa, mas também a continuação e expansão do seu círculo de produção para além dos seus limites através da experimentação de novos produtos e práticas, bem como a emocionante exploração das texturas da bebida quando degustada em uma mesa com outros produtos locais.
Em vez de uma edificação, LIKNON é uma paisagem, emprestando a dinâmica das paredes de pedra feitas pelo homem que se misturam ao vale. Seguindo os vestígios de um antigo caminho, a arquitetura desenvolve-se em sucessivos planaltos sustentados por "pezoules" criando uma experiência marcante.