-
Arquitetos: Oscar Sainsbury Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desta casa federada de fachada dupla usa uma série de aberturas e uma adição cuidadosamente posicionada para maximizar seu tamanho e sensação por meio da conexão com os espaços externos. O acréscimo é visto como um único espaço comunitário para a moradia familiar, complementado por espaços secundários menores (tanto internos quanto externos) como escritório, deck e jardim que expandem a área social central. Isto prioriza a conexão familiar, ao mesmo tempo, em que permite momentos individuais mais privativos.
O volume original de tijolos da casa na frente do terreno, contendo os quartos e banheiros, mantém sua sólida sensação de fechamento. No meio do terreno, um novo deck central voltado para o norte foi construído no nível do térreo, proporcionando fácil acesso externo a partir das partes novas e antigas do edifício. A nova adição posterior paira acima do plano do solo em resposta a uma sobreposição de inundação que flui para o vizinho Birrarung (rio Yarra) e proíbe a construção abaixo do nível do piso existente. Este anexo de madeira e vidro abre-se para a paisagem circundante em três faces, com o quintal se abrindo por meio de uma série de degraus de concreto superdimensionados com bancos duplos. Uma grande porta deslizante adjacente à mesa de jantar recua completamente para maximizar a vista através do quintal em direção a duas grandes árvores de pimenta na parte posterior do local.
A ampliação é projetada com orientação solar passiva e coleta de água da chuva, proporcionando excelente acesso à luz e ventilação cruzada, bem como encorajando a participação ativa do usuário a aberturas moderadas e sombreamento conforme as mudanças climáticas. A continuidade dos materiais dentro e fora reforça o projeto como uma série de espaços internos e externos conectados.