-
Arquitetos: Espacio 18 Arquitectura
- Área: 460 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na parte mais alta da zona norte da cidade de Oaxaca, junto a uma reserva ecológica, encontra-se a Casa da Alma. Considerada o último refúgio do nosso cliente, uma pessoa que trabalhou e viajou durante toda a sua vida. Destas viagens surgiu um sonho em particular: “Um homem perdido no deserto da Terra Santa, onde o protagonista moribundo encontra uma árvore vermelha como refúgio, aproxima-se dela e a abraça para que finalmente se junte a sua sombra”.
O protagonista finalmente encontra o espaço que tanto buscou, longe do barulho e do caos, sua alma finalmente encontra a paz. Em uma propriedade com declive acentuado e forma irregular, o cliente, sendo uma pessoa idosa, solicitou-nos uma casa que de um só piso, com capacidade para eventos sociais, serviços e espaços privados. O terreno tinha várias virtudes, sendo a principal delas a vista para a cidade de Oaxaca, onde se avistam os vales centrais, a serra norte e a serra sul. O projeto está localizado na cidade de San Felipe del Agua, uma área residencial, mas ainda em desenvolvimento. Por esse motivo o acesso à casa foi urbanizado, o que gerou benefícios para o contexto imediato.
Compreendendo o contexto, geramos dois volumes de concreto que contêm o programa arquitetônico. Os dois paralelepípedos emergem do solo como se quisessem pertencer à montanha, adaptando-se à sua naturalidade. As duas caixas geram um eixo intermediário, que é um articulador entre o público e o privado. Através de subtrações verticais, trabalhamos a luz como se fosse uma caverna, com cúpulas suspensas de concreto, vigas e janelas, gera-se uma iluminação que se expande pelo espaço, banha as paredes e nos mostra a passagem do tempo.
Compreendendo o clima de Oaxaca, geramos aberturas horizontais e verticais que permitem a ventilação cruzada. Além disso, a ideia de gerar dois corpos sóbrios foi manter a paisagem como protagonista absoluta, mostrando-a de forma lúdica ao longo do projeto. Os pisos dividem-se da seguinte forma: o rebaixo para máquinas e estacionamento, o térreo contém os serviços, a área social e os quartos. Finalmente, no primeiro nível, o volume privado oferece sua cobertura para criar um terraço que proporciona um espetáculo visual.
A Casa da Alma é um espaço de paz, encontro, contemplação e ao mesmo tempo um local de introspecção no seu quotidiano.