-
Arquitetos: Denton Corker Marshall
- Área: 22050 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Richard Glover
-
Fabricantes: Comex, Fairview Architectural
Descrição enviada pela equipe de projeto. Selecionada entre 60 propostas de um concurso internacional, o projeto da nova Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação se compromete com seu contexto urbano e transmite a posição da universidade na intersecção da criatividade e da tecnologia.
Com um proeminente terreno urbano, o edifício cria uma porta de entrada para o campus urbano revitalizado da universidade. Quatorze pavimentos, mais quatro subterrâneos acomodam o estado da arte em salas de aula, escritórios acadêmicos, salas de seminários, laboratórios de pesquisa e ensino, união de estudantes, áreas de lazer e refeitórios, além de estacionamento para bicicletas e veículos.
O edifício se expressa como um objeto escultural singular, se destacando na expressão arquitetônica de seus edifícios vizinhos e das torres presentes no Frase Broadway Development, no lado oposto do terreno.
Quatro placas envolvem o volume do edifício. As placas são feitas de lâminas de alumínio perfuradas numa padronagem derivada de um código binário para 'Universidade de Tecnologia de Sidney Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação'. Elementos que se assemelham a "brânquias" vincados na superfície de cada placa pontuam a fachada, reforçando visualmente o sentido da placa como uma pele e permitindo simbolicamente o edifício respirar.
A cultura de aprendizado colaborativo da faculdade se materializa na fina abertura como uma fenda que une todos os espaços de ensino, aprendizado e sociais. É um espaço dinâmico ocupado por escadas, passarelas e estares para encontros informais com circulação em suas laterais. A estética 'crua' alcançada internamente com materiais como o concreto aparente e aço corten criam uma sensação de um antigo armazém adaptado, alinhando os ambientes da faculdade com aqueles favoritos da indústria criativa. Oferecendo acessos com iluminação natural ao longo do edifício no pavimento térreo, esta fenda conecta a universidade à vizinhança local.
A arquitetura interior possui uma abordagem pedagógica inovadora e um ambiente repleto de tecnologia, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos alunos e as tendências da indústria do futuro. As últimas novidades na tecnologia de ponta, incluem robótica, laboratórios de design, instalações para visualização de dados 3D, a Data Arena - o mais avançado equipamento de pesquisa deste tipo na Austrália.
Uma grande gama de iniciativas de projetos sustentáveis fazem uma contribuição substancial em alcançar os melhores padrões de práticas entre as paredes da faculdade. O projeto tem como objetivo alcançar o mínimo de 5 estrelas na classificação Green Star, e espera-se que alcance economias energéticas em torno de 30-45%, economia de água portável de 20-30% e 50% de redução dos gases de efeito estufa em relação à edifícios educativos com espaços funcionais similares. A envoltória com o código binário no exterior é estimada a fornecer uma economia operacional de 10-15%.
Também conhecido como o Edifício Broadway, a Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação forma um elemento chave na visão da universidade em entregar um campus icônico e integrado, uma iniciativa de dez anos e orçamento em torno de 1 bilhão ajudará a transformar a abordagem em relação ao sul da universidade.