Todos os anos, a Boston Society of Architects oferece o Prêmio James Templeton Kelley ao melhor projeto final do mestrado da Harvard Graduate School of Design. Este ano, o destinatário de março II foi Ziwei Song por sua tese intitulada “Not so skin deep: vernacularism in XL”, que explorou formas alternativas de integrar o vernáculo chinês com os desenvolvimentos modernos "XL".
A tese de Ziwei procurou aproximar novamente o típico projeto de desenvolvimento na China e demonstrar a capacidade da imagem vernacular de afetar positivamente a sequência, a percepção e a exposição do espaço. Para testar isso, o projeto foi implantado em Chongqing, uma típica cidade de segundo nível na China, com uma concentração de projetos de desenvolvedores XL.
https://www.archdaily.com.br/br/910226/tese-premiada-de-harvard-explora-a-aplicacao-do-vernacular-chines-em-grandes-empreendimentos-novosNiall Patrick Walsh
Quem durante 2018, às segundas e quintas, passou por um terreno vazio no coração de Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, se deparou com crianças com joelhos polvilhados de terra, brincando com objetos como pneus, barquinhos de papel e gravetos em um sem fim de brincadeiras. Era o projeto Brincreto, iniciativa do Coletivo LUB – Laboratório de Urbano de Brincadeiras.
A iniciativa de pesquisa em arquitetura “arch out loud” anunciou os vencedores de seu concurso “Waste: Multi-Purpose Stadium” competition, pedindo aos participantes que especulassem sobre o projeto de um estádio multiuso no antigo aterro Olusosun em Lagos, Nigéria.
O concurso foi organizado em resposta ao fato de que o mundo cria mais de um bilhão de toneladas de lixo por ano, a maioria das quais é incinerada, enterrada e explorada em aterros sanitários. À medida que as populações e as grandes cidades se expandem, também deve haver a nossa “capacidade de reverter tendências de desperdício e começar a viver de forma mais eficiente e sustentável”.
https://www.archdaily.com.br/br/910115/ideias-vencedoras-para-o-reuso-de-um-antigo-aterro-sanitario-em-lagosNiall Patrick Walsh
Um novo vídeo da AERIAL FUTURES explora o voo espacial para fins comerciais pelo Aeroporto Espacial de Houston. O vídeo foi produzido como parte de uma iniciativa de pesquisa mais ampla, reunindo importantes pensadores, profissionais e operadores para imaginar o potencial aberto pelos "aeroportos espaciais". O vídeo explora esse como uma nova tipologia arquitetônica, e pergunta que tipo de impacto um aeroporto espacial provavelmente terá sobre a cidade e sua população.
No dia 23 de janeiro de 2019, durante a inauguração da exposição dos 20 projetos selecionados entre os 127 inscritos, provenientes de 16 Estados brasileiros e Distrito Federal, foram anunciados os três premiados do 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin e uma menção honrosa.
https://www.archdaily.com.br/br/910144/1o-premio-de-design-instituto-tomie-ohtake-leroy-merlin-anuncia-os-premiadosEquipe ArchDaily Brasil
O American Institute of Architects de Nova Iorque apresentou os vinte e sete projetos premiados no Design Awards de 2019. O juri do AIANY, composto por arquitetos, educadores, críticos e urbanistas independentes, levou dois dias para deliberar a sua decisão final à respeito do prêmio. Para cada uma das cinco categorias, os projetos vencedores receberam menções de “honra” ou “mérito”, escolhidos por suas qualidades propositivas, inovadoras e soluções técnicas.
A Casa de Vidro, residência onde viveram Lina Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi, por mais de 40 anos e atual sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, abrirá suas portas para uma visita especial gratuita em celebração ao aniversário de 465 anos de São Paulo. A programação tem início às 11h30 e contará com a participação do diretor-presidente do Instituto, Waldick Jatobá.
O conjunto é formado por duas estruturas - uma de 121 metros de altura e 35 andares e outra de 91 metros de altura - revestidas de bronze e mármore travertino que compartilham o mesmo embasamento e são conectadas por uma passarela.
Danila Tkachenko, um artista visual de Moscou, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre os limites da memória histórica nas igrejas ortodoxas russas. A série Monumentsenvolve a apropriação sensível de igrejas rurais abandonadas por meio de estruturas leves de formas abstratas.
O projeto explora o interstício entre fato e ficção, refletindo sobre “a inclinação da humanidade por explorar imagens do passado pelo bem de nossas necessidades atuais e objetivos futuros.” As estruturas, abandonadas em 1917 após a Revolução Russa, foram adornadas com elementos contemporâneos que, embora visualmente poderosos, podem ser desmontados após a conclusão do projeto sem deixar vestígios sobre as antigas edificações.
https://www.archdaily.com.br/br/909819/monumentos-russos-abandonados-sao-reapropriados-com-estruturas-efemeras-pelo-artista-danila-tkachenkoNiall Patrick Walsh
Uma mesa robusta e leve é um oxímoro, ou melhor, era. O impulso para este projeto foi perceber essa contradição. Uma mesa maciça normalmente exigiria uma estrutura robusta e pernas abaixo do tampo. Na conceituação da mesa, a equipe procurou desmaterializar sua estrutura, criando uma sensação de instabilidade com uma superfície visualmente sólida suportada por uma malha incrivelmente fina. O design ousado fala sobre a identidade do cliente, um centro de pesquisa que amplia os limites do design e da manufatura usando tecnologia e ciência.
Começa o ano de 2019 e, assim, tem início também a discussão sobre quem será o vencedor do próximo Prêmio Pritzker. Uma revisão dos últimos laureados permite concluir que tudo é possível. Será que o júri elegerá alguém da "velha guarda", como fizeram com Frei Otto em 2015? Ou reconhecerão um jovem profissional, assim como Alejandro Aravena?
Queremos saber sua opinião não sobre quem provavelmente ganhará o prêmio, mas quem deveria ganhá-lo!
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https://www.archdaily.com.br/br/909920/quem-deveria-ganhar-o-premio-pritzker-2019AD Editorial Team
Frequentemente usada para se referir a qualquer tipo de cobertura, a palavra "telhado", a rigor, refere-se a um tipo específico composto por um ou mais planos inclinados conhecidos como "águas" sobre as quais são assentadas telhas. Isso diferencia o telhado de outras coberturas, como lajes planas, cúpulas e abóbodas. O ângulo de inclinação destas "águas" está diretamente relacionado à incidência de ventos na edificação e ao tipo de telha usada, sendo essencial para o escoamento de águas pluviais e resguardo do interior da casa.
A prática dinamarquesa Henning Larsen criou um novo masterplan para reimaginar os subúrbios e a cidade de Täby, na Suécia. Na esperança de abordar o desejo de uma vida urbana vibrante nos subúrbios, o plano diretor de 292.000 metros quadrados enfatiza o esporte, a educação, a natureza, a cultura e o empreendedorismo. Transformando Täby de um subúrbio em uma cidade, o projeto se concentrará no senso coesivo de identidade local da cidade, bem como em sua forte ênfase na educação e no meio ambiente.
O Prêmio Kalmanani é um evento que ocorre anualmente na Cidade do México e ao longo de sua trajetória reconheceu o trabalho de diversos arquitetos, como SANAA, Sou Fujimoto, Steven Holl e Álvaro Siza. Nesta edição, o NODE tem a honra de apresentar Bjarke Ingels - BIG na Cidade do México com a intenção de celebrar a trajetória de um dos escritórios de arquitetura mais inovadores e importantes da atualidade. Recém nomeado arquiteto chefe da WeWork, Bjarne Ingels dará uma Conferência Magna, além de receber o Prêmio Kalmanani em sua oitava edição.
Cinco equipes de arquitetura, compostas por alguns dos mais renomados escritórios do mundo, foram selecionadas para apresentar suas ideias para o projeto de expansão do Aeroporto O'Hare de Chicago. Promovido pela prefeitura da cidade de Chicago, os projetos encontram-se em exposição no Chicago Architecture Center. As equipes selecionadas incluem Fentress-EXP-Brook-Garza, Foster Epstein Moreno, Studio ORD, SOM e Santiago Calatrava. Chamado de O’Hare 21, o projeto representa a primeira grande reforma do Aeroporto de Chicago ao longo dos últimos 25 anos.
Fiz parte da última geração de estudantes de arquitetura que não usava computadores (estamos falando apenas do início dos anos 90 aqui; havia eletricidade, televisões coloridas, foguetes, só nada de renderizações.) No meu último ano na faculdade, calculei mal quanto demoraria para terminar meu projeto de graduação. À medida que o prazo se aproximava, percebi que era tarde demais para me comparar às apresentações de meus colegas. Na época, Zaha Hadid e suas pinturas desconstrutivistas definiam o estilo da ilustração arquitetônica. Isso significava que muitos projetos de estudantes eram renderizados em tintas a óleo em grandes telas.
Moshe Safdie foi laureado com o Prêmio Wolf de Arquitetura 2019. A honraria anual elege um vencedor nos campos da pintura, música, escultura ou arquitetura. Sendo um dos mais prestigiados prêmios internacionais de Israel, reconhece realizações no avanço da ciência e da arte para o bem da humanidade. Na escolha deste ano, o júri citou a carreira exemplar de Safdie motivada por preocupações sociais da arquitetura e experimentações formais.
Muito tem se falado desde que o novo ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que é preciso “meter a faca” no Sistema S, entretanto, as discussões se concentraram nas questões e aspectos financeiros do sistema. Para compreender a relevância do Sistema S - que tem no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SESC (Serviço Social do Comércio), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), seu carro chefe - para a sociedade brasileira, parece mais significativo conhecer as motivações originais do sistema de ensino profissionalizante, o projeto pedagógico e político por trás de sua criação, a importância da arquitetura de suas unidades para alcançar os objetivos pretendidos e a sua relevância ainda atual no campo da educação e cultura.
A ideia de transformar materiais frios e brutos em formas elegantes sempre fascinou artistas, arquitetos e designers. Desde as esculturas de mármore carrara de Lorenzo Berdini e Michelangelo, onde formas humanas eram talhadas de pesados blocos de pedras com detalhes como o toque da pele ou a leveza de um manto, tornar aos olhos objetos rígidos e pesados em macios e leves é algo extremamente desafiador. Na arquitetura isso não é diferente: entre descolar um volume levemente do chão, deixar um pequeno recuo entre estrutura e vedação, alterar o revestimento de parte de um bloco, há diversos artifícios para tornar a edificação visualmente mais leve.
A ponte para pedestres de concreto impressa em 3D mais longa do mundo foi concluída em Xangai. Projetada pelo professor Xu Weiguo da Tsinghua University (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital, a ponte de 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga Ponte Anji em Zhaoxian, China.
A estrutura de arco único foi criada usando um sistema de concreto de impressão 3D desenvolvido pela equipe do professor Xu Weiguo, integrando design digital, eficiência de custo, tecnologia inteligente e dinamismo arquitetônico.Com largura de 3,6 metros, os guarda-corpos da ponte têm a forma de fitas fluidas, criando um movimento leve e elegante em toda a Baía da Sabedoria de Xangai.
O famoso Chrysler Building de Nova York está novamente à venda, pouco mais de 20 anos depois de ter sido adquirido pela última vez. De acordo com o Wall Street Journal, os atuais proprietários de uma das mais icônicas estruturas da "Big Apple", colocaram-na oficialmente no mercado, embora o valor do edifício ainda não tenha sido divulgado. Projetado por William Van Alen, o edifício havia sido adquirido pela Tishman Speyer em 1997. Como uma das silhuetas mais conhecidas do skyline de Nova York, o Chrysler Building é admirado por seus detalhes Art Deco inspirados nos automóveis de época produzidos pela Chrysler.
Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.
De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.
A Realidade Virtual oferece benefícios que, há apenas alguns anos, seriam dificilmente imagináveis.É possível andar pelos projetos antes de serem construídos; os espaços internos são totalmente vivenciados antes de todos os detalhes serem decididos. Ela permite que arquitetos e clientes tenham a capacidade de trabalhar como verdadeiros colaboradores em um projeto.
https://www.archdaily.com.br/br/909582/explorando-seu-projeto-em-realidade-virtual-7-dicas-de-especialistasKatherine Allen
Os escritórios ASL Arquitectos (Chile) e Perkins + Will (Estados Unidos) receberam o primeiro lugar no projeto do novo Instituto Hebraico em Santiago, Chile.
Liderados por Abraham Senerman, Diego Rossel e José Gelabert-Navia, a equipe explicou em sua apresentação que "o projeto mantém sua inspiração na letra Shin, mas evolui sua forma para acomodar os três pátios de cada um dos ciclos de ensino. Cada um deles tem uma conexão visual direta com o estádio, permitindo assim a amplitude e a integração com a comunidade".