A Trienal de Arquitetura de Lisboa anunciou Yasmeen Lari como vencedora do Prêmio Carreira Millennium bcp 2025. Com uma trajetória que ultrapassa seis décadas, a arquiteta paquistanesa tem demonstrado, ao longo de sua carreira, como a arquitetura pode ser uma ferramenta para a justiça social, a resiliência ambiental e o desenvolvimento inclusivo.
TEN. Image by Maxime Delvaux and Adrien de Hemptinne
A Trienal de Arquitetura de Lisboa revelou os cinco finalistas do Prêmio Début Millennium bcp 2025, que celebra práticas emergentes que estão redefinindo o papel da arquitetura em diferentes geografias e realidades. Distribuídos por três continentes, os escritórios finalistas apresentarão seus trabalhos durante os dias de abertura da Trienal (2 a 4 de outubro de 2025), em um evento público no qual será anunciado o vencedor.
O 8º Prêmio {CURA} anunciou os vencedores do concurso que teve como tema a habitação coletiva para o século XXI. O concurso convidava os participantes a refletir sobre novos modos de morar na cidade, considerando principalmente questões relacionadas à mobilidade urbana, densidade e eficiência bioclimática.
Cada projeto foi analisado individualmente, levando em consideração aspectos como: coerência com o tema proposto; qualidade conceitual e arquitetônica; criatividade e visão crítica na solução proposta; adequação ao contexto urbano e territorial; qualidade da representação gráfica e clareza na comunicação da proposta; impacto social e ambiental e cumprimento dos itens descritos no edital. A identificação das equipes só foi revelada após a decisão final do júri.
https://www.archdaily.com.br/br/1029613/conheca-os-vencedores-do-8o-premio-cura-habitacao-coletiva-para-o-seculo-xxiArchDaily Team
Entre os dias 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, a cidade de São Paulo será palco da 14ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura (BIAsp), que volta a ocupar o Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, após quase uma década de edições descentralizadas. Organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp), a mostra propõe uma reflexão urgente: qual o papel da arquitetura diante das mudanças climáticas e dos eventos extremos que já impactam o cotidiano urbano e ambiental?
https://www.archdaily.com.br/br/1029433/bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo-retorna-ao-parque-ibirapuera-em-2025-com-foco-no-enfrentamento-da-crise-climaticaArchDaily Team
A Trienal de Arquitectura de Lisboa anunciou os 20 ateliês selecionados para o Prêmio Début 2025, iniciativa que reconhece práticas emergentes no cenário internacional. Nesta edição, foram recebidas 75 candidaturas válidas, provenientes de 28 países — um retrato da diversidade e do alcance global da premiação.
Voltado a profissionais com até 40 anos, o Début recebe propostas tanto por inscrição direta quanto por indicação: dezenas de especialistas da crítica, curadoria e prática arquitetônica são convidados a nomear até três nomes. O processo de seleção envolve três etapas: uma shortlist de 20 nomes, cinco finalistas e, por fim, a escolha da prática vencedora.
https://www.archdaily.com.br/br/1028984/trienal-de-lisboa-divulga-selecionados-para-o-premio-debut-2025-e-apresenta-novo-trofeu-assinado-por-alvaro-sizaArchDaily Team
Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2025, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Chegou o momento de conhecer os três grandes vencedores!
Convidamos você a participar do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2025. Em sua nona edição, atribuímos aos nossos leitores a responsabilidade de reconhecer e premiar os projetos que causaram o maior impacto na profissão. Ao votar nos projetos, você passa a fazer parte de uma rede imparcial de jurados reconhecendo os projetos mais relevantes do último ano construídos em países de língua portuguesa. Faltam apenas alguns dias para encerrar a etapa de votação que selecionará, dentre os 15 finalistas, os três grandes vencedores do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2025
Os usuários registrados podem votar em seu projeto favorito uma vez por dia. A etapa de votação encerra no dia 9 de abril às 23h59 (GMT-3).
https://www.archdaily.com.br/br/1028738/ultimos-dias-para-votar-nos-finalistas-do-premio-archdaily-brasil-obra-do-ano-2025ArchDaily Team
A participação do Brasil na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia será marcada pela exposição (RE)INVENÇÃO, com curadoria dos arquitetos Luciana Saboia, Matheus Seco e Eder Alencar, do grupo Plano Coletivo. A iniciativa, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com os Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, propõe uma reflexão sobre as conexões entre natureza e cidade, explorando infraestruturas ancestrais e suas possíveis ressignificações no Brasil contemporâneo.
https://www.archdaily.com.br/br/1027085/pavilhao-do-brasil-na-bienal-de-veneza-explora-infraestruturas-ancestrais-e-projetos-contemporaneosArchDaily Team
O Distrito Federal de Brasília e a Casa da Arquitectura, em Portugal, firmaram um acordo para a partilha do acervo digital de Lucio Costa, urbanista responsável pelo Plano Piloto de Brasília. A assinatura ocorreu em 18 de fevereiro de 2025 no Palácio do Buriti, com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, e da ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues.
https://www.archdaily.com.br/br/1027079/distrito-federal-e-casa-da-arquitectura-firmam-acordo-para-a-partilha-do-acervo-digital-de-lucio-costaArchDaily Team
Em 25 de janeiro de 2025, seis anos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Minas Gerais, foi inaugurado o Memorial Brumadinho, projetado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados (GPA&A). Erguido no próprio cenário da tragédia, o memorial foi desenvolvido em colaboração com os familiares das vítimas, com o objetivo de preservar memórias, acolher o luto e estimular a reflexão sobre a tragédia.
https://www.archdaily.com.br/br/1026378/memorial-brumadinho-de-gustavo-penna-transforma-local-da-tragedia-em-espaco-de-memoriaArchDaily Team
Primeiro lugar. Image Cortesia de Cortesia da equipe
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM) anunciou os vencedores do Concurso de Ideias ATHIS - Prêmio Arquiteto e Urbanista Zezéu Ribeiro, que buscava promover projetos de assistência técnica em habitação de interesse social (ATHIS). A iniciativa tem como objetivo principal enfrentar os desafios habitacionais de comunidades vulneráveis no estado, através de soluções arquitetônicas acessíveis, inovadoras e socialmente responsáveis.
Os projetos vencedores destacaram-se por sua abordagem sensível e contextualizada às necessidades locais, incorporando princípios de sustentabilidade, participação comunitária e uso eficiente de recursos. Com foco em melhorias habitacionais, regularização fundiária e qualificação de espaços urbanos, as propostas alinham-se aos objetivos do programa ATHIS, instituído pela Lei Federal 11.888/2008, que assegura assistência técnica gratuita a famílias de baixa renda.
https://www.archdaily.com.br/br/1025188/conheca-os-vencedores-do-concurso-de-athis-promovido-pelo-cau-amArchDaily Team
A Fundação Bienal de São Paulo anunciou a equipe de curadoria do Pavilhão do Brasil na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, com inauguração prevista para 10 de maio de 2025. A tarefa ficará a cargo do grupo Plano Coletivo, composto pela arquiteta Luciana Saboia e pelos arquitetos Eder Alencar e Matheus Seco. A seleção do grupo reflete o compromisso da Fundação em destacar práticas arquitetônicas que promovam impacto social e ambiental positivo.
O Plano Coletivo é reconhecido por sua abordagem colaborativa e multidisciplinar, integrando arquitetura, urbanismo e design com foco em soluções sustentáveis e inclusivas. A equipe já realizou projetos significativos em diversas regiões do Brasil, sempre buscando envolver as comunidades locais no processo de criação e implementação.
https://www.archdaily.com.br/br/1024668/plano-coletivo-fara-a-curadoria-do-pavilhao-do-brasil-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2025ArchDaily Team
Em 2024, a celebração oficial do Dia Mundial do Habitat e a entrega do prêmio Pergaminho de Honra é em Querétaro, no México. Foto: Shutterstock
À medida que o mundo se urbaniza rapidamente, as cidades se tornam o lar de uma nova geração de líderes e agentes de transformação. As juventudes estão no centro dessa transformação, especialmente em regiões como a África, a Ásia e a América. Nesta segunda-feira, 7 de outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) convida todas as pessoas interessadas no desenvolvimento urbano sustentável a celebrar o Dia Mundial do Habitat, que neste ano tem como tema "Engajando a juventude para criar um futuro urbano mais inclusivo".
https://www.archdaily.com.br/br/1022034/dia-mundial-do-habitat-o-protagonismo-das-juventudes-nas-cidadesArchDaily Team
A Bienal de Arquitectura Latino-americana (BAL), edição de 2025, está com inscrições abertas para destacar jovens talentos da arquitetura latino-americana. Este evento, que acontece em Pamplona, Espanha, visa dar visibilidade internacional a profissionais emergentes e promover um intercâmbio cultural e técnico entre arquitetos da América Latina e o público europeu.
https://www.archdaily.com.br/br/1021827/bienal-de-arquitectura-latino-americana-2025-chamada-abertaArchDaily Team
O Design Awards, em sua 19ª edição, é uma das principais premiações de arquitetura de interiores, promovida pela Shaw Contract. Com quase 700 projetos inscritos de 36 países, a premiação destaca tendências em magnitude, funcionalidade e sustentabilidade. Dos 43 vencedores do Best of Region, dois projetos brasileiros e três mexicanos seguem para a fase final do julgamento para o Best of Globe, que será anunciado em setembro. A premiação, que envolve temas como Saúde Material, Economia Circular, Diversidade e Inclusão, teve os projetos da América Latina avaliados por jurados de cinco países.
Conheça agora um pouco mais sobre estes vencedores.
Guillaume Bontemps/Ville de Paris. Imagem cortesia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A história recente de Paris está entrelaçada com os Jogos Olímpicos. Em 1900, Paris sediou a segunda edição dos Jogos, marcando o início de uma série de adaptações urbanas e desenvolvimentos arquitetônicos para preparar a cidade. Uma das mudanças mais notáveis foi a introdução da Linha 1 do metrô, inaugurada em 1900, que conectava os locais da Exposição Universal aos Jogos Olímpicos em Vincennes. Apenas 24 anos depois, Paris sediou uma das edições mais influentes dos Jogos Olímpicos, a primeira a ser transmitida por rádio, o que aumentou significativamente a popularidade do evento. Foi nessa edição que nasceu o conceito de Vila Olímpica. Muitas das infraestruturas e locais construídos há mais de um século ainda estão em uso em Paris, e alguns deles serão novamente utilizados como sedes de eventos olímpicos.
A Fundació Mies van der Rohe e a Comissão Europeia selecionaram os vencedores da edição de 2024 do Prêmio UE de Arquitetura Contemporânea / Prêmio Mies van der Rohe. Os premiados foram escolhidos a partir de uma lista com 362 obras nomeadas.
"O júri do Prêmio de 2024 destaca a importância da arquitetura que explora o potencial de mudar mentalidades e políticas, assim como a importância de promover a inclusividade", diz o anúncio oficial. A cerimônia de premiação ocorrerá no Pavilhão Mies van der Rohe em Barcelona, no contexto do Dia dos Prêmios EUmies, em 14 de maio de 2024, marcando o início das Semanas de Arquitetura de Barcelona.
Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Chegou o dia de conhecer os vencedores do ODA 2024.
O Premio Obra do Ano 2024 é oferecido pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros.
https://www.archdaily.com.br/br/1015268/conheca-os-grandes-vencedores-do-premio-archdaily-brasil-obra-do-ano-2024ArchDaily Team
O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel acabam de lançar os vídeos experimentais sobre os três projetos premiados na categoria Profissional do 9° Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. Os filmes apresentam o Casarão 28, o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, e a Rota do São Benedito.
https://www.archdaily.com.br/br/1015228/instituto-tomie-ohtake-lanca-filmes-sobre-projetos-vencedores-do-9-degrees-premio-arquitetura-tomie-ohtake-akzonobelArchDaily Team
Convidamos você a participar do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024. Em sua oitava edição, atribuímos aos nossos leitores a responsabilidade de reconhecer e premiar os projetos que causaram o maior impacto na profissão. Ao votar nos finalistas, você passa a fazer parte de uma rede imparcial de jurados reconhecendo os projetos mais relevantes do último ano construídos em países de língua portuguesa. Faltam apenas alguns dias para encerrar a etapa de votação, que selecionará, dentre os 15 finalistas, os três grandes vencedores do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024.
Os usuários registrados podem votar seu projeto favorito uma vez por dia. A etapa de votação encerra no dia 3 de abril às 23h59 (horário de Brasília GMT-3).
https://www.archdaily.com.br/br/1014919/ultimos-dias-para-votar-no-premio-archdaily-brasil-obra-do-ano-2024ArchDaily Team
Temos o prazer de apresentar os projetos finalistas do Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024. Após duas semanas de indicações, foram escolhidos os projetos favoritos entre centenas de obras construídas nos países de língua portuguesa. Nosso júri, composto por milhares de leitoras e leitores, realizou, mais uma vez, um excelente trabalho na seleção destas 15 obras.
A partir de hoje até o dia 3 de abril às 23h59 (horário de Brasília GMT-3) vocês podem votar uma vez por dia nas obras que consideram ser os melhores exemplos da arquitetura lusófona contemporânea. O resultado será divulgado no dia 4 de abril.
https://www.archdaily.com.br/br/1014993/premio-archdaily-brasil-obra-do-ano-2024-conheca-os-15-finalistas-do-maior-premio-da-arquitetura-lusofonaArchDaily Team
A Casa da Arquitectura abriu concurso para a atribuição de 10 bolsas de investigação para doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo do protocolo de Cooperação para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para estudantes de doutoramento celebrado entre as duas entidades.
https://www.archdaily.com.br/br/1014842/casa-da-arquitectura-abre-concurso-para-10-bolsas-de-doutorado-em-portugalArchDaily Team
Arquitetura é sobre dar forma aos lugares onde as pessoas vivem. Não é mais fácil, nem mais complicado do que isso. Aqui estão três palavras-chave: "forma", "lugar" e "vida". Assim que refletimos sobre esses termos, imediatamente compreendemos que essas coisas não são tão simples. — Alejandro Aravena
Com esta sentença do prefácio do Guia de Arquitetura do ArchDaily, Alejandro Aravena reflete sobre a complexidade subjacente da arquitetura. Algo essencial para nossas vidas, mas que, com as crescentes complexidades do nosso mundo, se torna uma tarefa desafiadora.
É por isso que, pelo quarto ano consecutivo, embarcamos em uma pesquisa global, avaliando o trabalho, o ethos e a missão por trás de práticas inovadoras de todo o mundo. Trabalhos que representam a diversidade que está remodelando nosso campo; práticas que atuam em todo o espectro da arquitetura e suas fronteiras difusas, abrangendo desde pequenos estúdios até profissionais ativistas, startups e outras formas de produção, pesquisa e pensamento.
As 20 práticas selecionadas representam a diversidade entre aqueles que lideram o caminho na direção que a arquitetura deveria seguir. Suas missões são variadas, mas em todas elas notamos uma prática consciente em relação aos desafios de nosso mundo.
Conheça as melhores Novas Práticas de Arquitetura de 2024 do ArchDaily:
Cairo, no Egito, será a sede da 12ª sessão do Fórum Urbano Mundial. Crédito: ONU-Habitat
Com o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF, na sigla em inglês) será realizada no Cairo, Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024. A conferência retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, Quênia, em 2002.
O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades. As sessões serão realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e terão transmissão online gratuita.
https://www.archdaily.com.br/br/1014509/12o-forum-urbano-mundial-debate-acao-local-para-cidades-e-comunidades-sustentaveisArchDaily Team