Nosso dia a dia envolve comunicação constante com a cidade. À medida que percorremos diferentes espaços, fazemos perguntas como “Onde estou agora?”, “Para onde vou?”, “O que procuro?”, “Para que serve este edifício?”. Embora os encontros nestes espaços possam parecer intuitivos, o design gráfico ambiental (EGD) fornece as respostas para estas perguntas, servindo como uma interface importante entre nós e o ambiente construído. Envolve o design de elementos gráficos que se fundem com projetos arquitetônicos, paisagísticos, urbanos e de interiores para tornar os espaços mais informativos, fáceis de navegar e memoráveis. O EDG consiste em três elementos principais: texto, forma e cor. Texto e formas normalmente transmitem as informações gráficas, mas as cores as projetam, amplificam e ajudam a comunicá-las na cidade. Nas experiências espaciais, percebemos primeiro as cores, uma vez que nossos sentidos registram principalmente sensações visuais. Portanto, o uso estratégico da cor é fundamental para que os gráficos ambientais proporcionem uma experiência completa de imagens de identidade, senso de lugar e conexão emocional.
O uso estratégico da cor no design gráfico ambiental
Quinta do Rei / Contaminar Arquitectos
Esplanada TKA / Núcleo de Arquitetura Experimental
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Arquitetos: Núcleo de Arquitetura Experimental
- Área: 4200 m²
- Ano: 2023
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Fabricantes: METALCO, Soneres, Terra Brazil
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture
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Arquitetos: Ludwig Godefroy Architecture
- Ano: 2020
Pavilhão DIVE IN SUMMER / UAO Design
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Arquitetos: UAO Design
- Área: 816 m²
- Ano: 2023
Casa Estúdio / William Samuels Architects
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Arquitetos: William Samuels Architects
- Área: 42 m²
- Ano: 2022
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Fabricantes: APL NZ, Autex, Jacobsen, Polyfloor, Valchromat MDF coloured
"Build: from high to low tech" discute o impacto da arquitetura e da construção no meio ambiente
O evento Build: from high to low tech está de volta para a sua segunda edição na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Porto.
Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica
O icônico Estádio Giuseppe Meazza de Milão, também conhecido como San Siro, foi salvo da demolição após uma decisão da Comissão Regional para o Patrimônio Cultural da Lombardia, que determinou que o estádio possui significado cultural. O estádio, casa dos times Milan e Inter de Milão, estava prestes a ser substituído por um novo estádio, chamado de "A Catedral", projetado pelo estúdio de arquitetura americano Populous. O escritório continua trabalhando com a Inter para desenvolver uma nova proposta de estádio no bairro de Rozzano, de acordo com informações da La Gazzetta dello Sport.
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth
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Arquitetos: Studio Circle Growth
- Área: 104 m²
- Ano: 2023
24 Exemplos de paredes com padrões que causam ilusão de ótica
Arquitetos e designers muitas vezes procuram maneiras de fazer com que as fachadas e superfícies internas dos edifícios se destaquem em meio a outros edifícios. Mas, às vezes, uma singela mudança pode ter um grande impacto quando você dá um passo para trás e compreende o todo. Ao empregar um padrão ilusório, como pixels pontilhados, pontos de meio-tom ou alterações sutis, mas intencionais, na posição ou orientação dos materiais, as superfícies planas podem ser transformadas em formas curvas e mutáveis.
Os padrões de meio-tom, por exemplo, funcionam reduzindo uma superfície sólida colorida em pontos de tamanho decrescente. Esses pontos são diminuídos até desaparecerem e o resultado é uma superfície plana com um gradiente que imita as sombras ou realces de uma curva tridimensional. Enquanto isso, o pontilhado é o processo de suavizar vários tons da mesma cor misturando-os. O efeito permite que os arquitetos, em uma escala grande o suficiente, criem imagens curvas e com profundidade, usando apenas uma única cor ou ainda possibilita a criação de uma cor intermediária ilusória.
Creche SMS / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro
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Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro
- Área: 295 m²
- Ano: 2019
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Fabricantes: Bouzou, GANTAN BEAUTY INDUSTRY, Runon
Casa de Praia Respirante / Karm Architecture Lab (KAL)
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Arquitetos: Karm Architecture Lab (KAL)
- Área: 255 m²
- Ano: 2021
Restaurante Orgânico Parcela / Armando O. Pandolfi
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Arquitetos: Armando O. Pandolfi
- Área: 518 m²
- Ano: 2022
Casa Digital / Julian Krüger + Benjamin Kemper
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Arquitetos: Benjamin Kemper, Julian Krüger
- Área: 16 m²
- Ano: 2022
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Fabricantes: ABUS August Bremicker Söhne KG, FRITZ EGGER GmbH & Co. OG, Gerflor, Krinner Schraubfundamente GmbH, Robert McNeel & Associates, +1
Livraria Cabeceira / Estúdio Guega
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Arquitetos: Estúdio Guega
- Área: 132 m²
- Ano: 2022
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Fabricantes: NS Brazil, Trane Technologies
O laboratório de pesquisa e design SPACE10 fecha suas portas após 10 anos de trabalho
Há 10 anos nascia a SPACE10, uma plataforma pioneira em sua abordagem de inovação corporativa, consolidando-se por sua capacidade de ser aberta, democrática, impulsionada por um propósito lúdico e orientada para a comunidade. Composta por uma pequena equipe central de cerca de 23 pessoas com base em Copenhague, seus esforços se concentraram em combinar o poder da criatividade, ciência e tecnologia para encontrar soluções que abordassem a acelerada crise climática e as injustiças sociais.
Campus LIFE / Vilhelm Lauritzen Architects
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Arquitetos: LYTT, Vilhelm Lauritzen Architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2021
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Fabricantes: Krogsgaard, Stouenborg
U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia
O projeto cultural internacional U-RE-HERIT lançou uma iniciativa para proteger a arquitetura, patrimônio e memória da Ucrânia. Este amplo consórcio de instituições arquitetônicas se uniu para alcançar um objetivo comum de preservar a cultura ucraniana. Com a crise atual, o projeto tem como objetivo abordar o patrimônio como um recurso para a recuperação cultural, social, ambiental e econômica. Além disso, o projeto espera redefinir a identidade cultural local e reconstruir as cidades com a sensibilidade da memória coletiva.