![Centro de Atendimento ao Idoso Gaudium / plusoffice architects - Fotografia de Exterior, Centro Geriátrico, Fachada](https://snoopy.archdaily.com/images/archdaily/media/images/65de/47c8/d898/3c75/86c6/e6e3/slideshow/gaudium-plusoffice-architects_1.jpg?1709066205&format=webp&width=640&height=580)
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Arquitetos: plusoffice architects
- Área: 1062 m²
- Ano: 2022
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Fabricantes: Koramic, TopCer, Vande Moortel
Durante a primeira metade do século II dC, um dos edifícios mais emblemáticos da história da arquitetura foi erguido em Roma: o Panteão de Agripa. Sua principal característica é uma cúpula de concreto arrematado em uma abertura central perfeitamente redonda. Este óculo deu início a uma série de projetos posteriores que destacaram o valor das aberturas circulares, replicadas como claraboias envidraçadas e como elementos de composição em fachadas, evoluindo, por exemplo, em direção às rosáceas detalhadas e coloridas das antigas basílicas góticas. Em todas as suas configurações, o óculo (do latim Oculus, que significa olho) apresenta-se com um simbolismo que vai além da janela tradicional: sua projeção luminosa marca graciosamente a passagem do tempo, tornando-se um marco que permite um destaque solene espaço ou elemento arquitetônico.
Por mais transitórios que sejam as tendências, elas sempre têm uma maneira de retornar. Vemos isso o tempo todo na moda, com a volta em grande estilo de peças de roupas que pensávamos que nunca mais veríamos. O design de interiores não é exceção. Embora este século tenha estabelecido o ideal sobre sofisticação e simplicidade sutis - com superfícies brancas, linhas limpas e acabamentos lisos -, elementos retrô ousados estão sendo revistos em interiores residenciais e comerciais. Seja na forma de paredes coloridas vibrantes, pisos com padrões geométricos intrincados ou peças de móveis de aparência vintage, parece haver uma apreciação renovada por elementos de design inspirados nas tendências da segunda metade dos anos 1900, principalmente dos anos 50 aos anos 80.
Embora o minimalismo branco continue sendo a norma, as tendências retrô estão voltando seriamente nos designs modernos de banheiros, incorporando toques de cor, acessórios clássicos e superfícies padronizadas. Apesar de muitas vezes serem espaços estáticos e tradicionais nas residências, os banheiros certamente sofreram transformações significativas ao longo dos anos. Enquanto os da década de 1970 trouxeram cores vibrantes como o verde abacate e o amarelo mostarda, os anos 80 introduziram os ladrilhos cerâmicos em tons pastéis mais suaves. Por outro lado, este século estabeleceu o ideal em superfícies brancas e marmorizadas, acabamentos lisos e brilhantes e acessórios prateados. No entanto, mesmo que esse visual todo branco continue a ser o protagonista, aprimoramentos retrô arrojados estão revivendo e se misturando com elementos contemporâneos para criar atmosferas elegantes, mas animadas, com um caráter forte.
Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.
Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes.
O Wienerberger Brick Award oferece, desde 2004, uma plataforma internacional única que reconhece a excelência na construções com tijolo. A premiação abrange 5 categorias diferentes que variam em função das tendências e tópicos atuais.
Em 2016, os prêmios seguiram as seguintes categorias: Uso Residencial, Uso Público, Re-Uso, Ocupação Urbana e Solução Especial. No total, mais de 600 projetos de 55 países foram enviados. Devido à excelente variedade de projetos, não foi tarefa fácil para júri independente pré-selecionar 50 dentre todas as propostas. Desta lista, um júri composto por quatro renomados arquitetos (Laura Andreini, do Archea Associati, Itália, Johan Anrys, do 51N4E, Bélgica, Matija Bevk, do bevk perovic arhitekti, Eslovênia, e Alfred Munkenbeck, do Munkenbeck + Partners, Reino Unido) escolheu os vencedores.