- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dennis De Smet
-
Fabricantes: Artek, Bomarbre, Cinqa, Grohe, Villeroy & Boch, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte da reforma de uma casa geminada em Gante, os arquitetos belgas Fragmenture inseriram um volume central triangular que contém a cozinha, a lavanderia e os espaços de armazenamento.
Esta casa de 190 metros quadrados sofria pela falta de luz e aberturas. Uma reforma geral a transformou em uma agradável e lúdica residência urbana. Foram eliminadas todas as paredes de divisória originais para criar uma nova organização espacial na qual o banheiro se implanta no primeiro pavimento. As antigas dependências da parte posterior da casa deram espaço a um novo anexo da residência compacta.
Todas as funções necessárias para o térreo foram organizadas em uma peça de mobiliário em forma de triângulo. As áreas escuras centrais abrigam um espaço de armazenamento e a lavanderia. Na parte dianteira da casa, a sala de estar está separada da cozinha e da sala de jantar de planta aberta por um armário feito sob medida que incorpora armazenamento fechado e aberto.
A linha oblíqua favorece a perspectiva. As aberturas zenitais em forma de cúpula proporcionam à área de refeições e cozinha do térreo, luz direta e natural. As formas arredondadas funcionam como contrapeso em relação às linhas definias da marcenaria. O uso de madeira de cor quente, pisos de ladrilho frente a móveis brancos limpos e de aço perfurado, cria um elegante contraste de materiais.