Quando o mundo passa por grandes mudanças (sejam elas sociais, econômicas, tecnológicas ou políticas), o mundo da arquitetura precisa se adaptar junto. Mudanças na política do governo, por exemplo, podem trazer novas oportunidades para a arquitetura prosperar, como o influxo de moradias sociais de alta qualidade que estão sendo projetadas atualmente em Londres. Os avanços tecnológicos são mais fáceis de perceber, mas as mudanças sociais têm tanto impacto sobre a indústria de arquitetura e os edifícios que projetamos.
Ao projetar para idosos, não olhe para o passado
Moradia para idosos em Huningue / Dominique Coulon & associés
Conheça os finalistas do Architectural Photography Awards 2018
A lista de finalistas do Architectural Photography Awards 2018 foi divulgada, reunindo as 20 melhores fotografias de arquitetura deste ano. Os trabalhos recebidos incluem desde séries sobre edifícios específicos até imagens abstratas, feitas com câmeras profissionais ou celulares.
A edição de 2018 registrou um número recorde de participações, com fotografias de 47 países, incluindo o Reino Unido (28%), EUA (20%), Alemanha (6%) e China (5%). As 20 melhores fotografias foram divididas em quatro categorias: exteriores, interiores, sentido do lugar, e edifícios em uso.
Arquitetura do vinho: adegas, salas de máquinas e centros de degustação
A produção de vinho é uma indústria que combina forte atividade econômica com um importante legado cultural. Embora existam vários programas relacionados ao setor do vinho, geralmente, a imagem mais comum é a dos espaços onde ocorre, de fato, a transformação da uva na bebida. No entanto, há uma multiplicidade de atividades agrupadas em torno da vinicultura que desempenham um papel importante quando se trata de promover a indústria, como salas de degustação, centros de educação, vendas ou salas de distribuição.
A seguir, apresentamos 27 exemplos de arquiteturas voltadas à indústria do vinho.
Centro Cultural ‘Allende’ / Dominique Coulon & associés
Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes
Escolas e instituições de ensino são estruturas complexas de projetar. Elas devem oferecer uma diversidade de espaços para aprendizado, mas também considerar atividades esportivas e recreacionais. Além de possuírem, geralmente, grandes dimensões, o maior desafio no projeto de edifícios escolares é conceber espaços que fomentem apropriações positivas pelas crianças. A seguir, compilamos 70 projetos escolares acompanhados de seus desenhos que podem servir de inspiração para seus próximos projetos educacionais.
Teatro Théodore Gouvy / Dominique Coulon & associés
Edifício Misto em Estrasburgo / Dominique Coulon & associés
-
Arquitetos: Dominique Coulon & associés
- Área: 500 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: BALENA, CARCERERI, CBA, FALIERES, FRANK SANITAIRE, +6
Residência Creueta / Zest Architecture
RCR arquitectes 1988-2017 / Arquitectura Viva
Voluntariamente distantes da atenção midiática, desde seu estúdio em Olot, os vencedores da última edição do Prêmio Pritzker estão há três décadas desenvolvendo uma arquitetura radical em sua linguagem, ancorada ao contexto e comprometida com a natureza.
A editora Arquitectura Viva apresenta "RCR arquitectes 1988-2017", um volume único de 240 páginas, em edição bilíngue espanhol-inglês, que reúne 40 das principais obras do estúdio.
Mediateca [Terceiro Lugar] em Thionville / Dominique Coulon & associés
-
Arquitetos: Dominique Coulon & associés
- Área: 4 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Cricursa, ERTCM, Soprema, isola
Les Closiaux / Dominique Coulon & associés
-
Arquitetos: Dominique Coulon & associés
- Área: 2596 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Bobrick, Colas, Pilkington
Comentários da crítica: o Prêmio Pritzker 2017
O Prêmio Pritzker 2017 foi uma surpresa para muitos, concedido aos três fundadores do RCR Arquitectes, um modesto escritório espanhol localizado na pequena cidade de Olot, na Catalunha. Muitas pessoas e críticos compartilharam seu espanto com o fato de o prêmio ter sido entregue a três indivíduos pela primeira vez desde que o Prêmio Pritzker foi criado em 1979, incluindo a terceira vencedora mulher, e o relativo anonimato do RCR Arquitectes.
Se esta surpresa foi agradável ou chocante, isso varia de crítico à crítico, mas ainda assim parece haver um consenso na decisão do júri de se aventurar ainda mais em questões políticas e se distanciar de seu interesse tradicional em arquitetos celebridades. Como está claramente afirmado na citação do júri: "Nos dias de hoje, há uma questão importante que as pessoas ao redor do mundo estão se perguntando, e não se trata de arquitetura; mas de leis, políticas e governos também." Estariam eles guiando a premiação na direção certa ou errada?
Ramon Vilalta, do RCR Arquitectes, fala sobre receber o Pritzker e as ambições após a premiação
Há dois dias atrás, o ArchDaily teve a honra de entrevistar Ramon Vilalta, um dos três arquitetos agraciado com o Prêmio Pritzker de 2017. Vilalta nos ofereceu uma perspectiva única sobre a história por trás de sua colaboração com Rafael Aranda e Carme Pigem, e como sua conexão com a sua pequena cidade natal Olot, na Espanha, influenciou uma carreira que tem produzido projetos excepcionais em seu escritório RCR Arquitectes.
Como foi o início do escritório? Porque vocês se juntaram tão rápido após terem concluído a faculdade?
RV: Nesse sentido fomos pessoas bastante disciplinadas. Nós fizemos o curso rapidamente e depois de sair decidimos criar um escritório; tomar a decisão de enfrentar a arquitetura através da partilha, realmente compartilhando ela. Somos pessoas com personalidades diferentes, cada um é de uma maneira, mas o que sai da química dos três acho que nos torna especiais. É isso que sinto, uma grande decisão que não foi fácil de tomar naquele momento.
Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Prêmio Pritzker 2017
Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram nomeados os vencedores do Prêmio Pritzker 2017. Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas - fazendo intenso uso da cor, transparências e luz - e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências.
Os três arquitetos, todos catalães e originários de Olot, trabalham conjuntamente como RCR Arquitectes desde 1988 e se formaram em arquitetura pela ETSAV (Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès) um ano antes. Esta 39ª edição do Pritzker é a primeira vez em que três arquitetos são premiados simultaneamente a apenas a segunda vez que o prêmio é concedido a algum arquiteto espanhol - a primeira vez que isso ocorreu foi com a premiação de Rafael Moneo em 1996.
Quem são os RCR Arquitectes? 9 coisas que você deve saber sobre os vencedores do Prêmio Pritzker 2017
Hoje, o Pritzker, o prêmio mais importante da arquitetura, anunciou Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, os três fundadores do escritório catalão RCR Arquitectes, como vencedores da edição de 2017. Como projetistas de uma arquitetura estilística e fisicamente local - o trabalho do RCR Arquitectes encontra-se principalmente na Catalunha, embora tenham desenvolvido recentemente projetos na França e na Bélgica - o escritório criou um forte perfil no nordeste da Espanha e uma espécie de culto entre os círculos acadêmicos em todo o mundo. No entanto, outros membros da comunidade arquitetônica se vêem forçados a procurar um mecanismo de busca mais próxima. Para essas pessoas, os seguintes 9 fatos ajudarão a obter as informações necessárias para entender aos mais novos ganhadores do Prêmio Pritzker de Arquitetura.
Guia para publicar obras de arquitetura
Como editores da Equipe de Projetos do ArchDaily, buscamos refletir acerca do que foram as publicações de projetos durante 2016, e, com base nisso, nos aproximarmos do que esperamos para as publicações de obras em 2017.
Podemos dizer que durante 2016 nossas publicações de projetos tiveram um alto impacto em material gráfico. Em primeiro lugar, as perspectivas axonométricas fizeram parte da grande maioria de nossas publicações, democratizando o conhecimento ao gerar vistas com dimensões próximas às da realidade, sendo assim uma interpretação acessível. Em segundo lugar, o desenvolvimento da tecnologia de vídeos de imersão nos permitiu publicar percursos 360º completos por interiores de obras de diversas escalas, gerando imagens cada vez mais fiéis à realidade física de estar na obra em questão.