Casa do Pátio Aberto / PROD arquitectura & design
Reabilitação em Caminha / Tiago do Vale Arquitectos
Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio
D. João IV / PF Architecture Studio
Museu Farol Santa Marta / Aires Mateus
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Arquitetos: Aires Mateus
- Área: 435 m²
- Ano: 2007
Casa Loures / André Mesquita Arquitectos
MIEC + MMAP / Alvaro Siza + Eduardo Souto de Moura
Paredes de Coura / Escritório de Arquitetos
Casa Vila do Conde / Raulino Silva Arquitecto
Escola Secundária EB2/3 em Salvaterra de Magos / JLLA
Ground Control: Como o concreto transforma nossa relação com a terra
O concreto sempre possuiu uma estreita relação com a terra; como material preferido para a criação das fundações dos edifícios, um dos seus usos mais comuns é efetivamente como o substituto mais viável para a terra. No século XX, a capacidade do concreto de transformar nossa interação com o solo foi levada a outro nível. Na medida que tanto arquitetos como engenheiros exploravam as oportunidades que oferece a combinação do concreto armado e da mentalidade modernista, foram feitas várias tentativas de substituir a terra de uma maneira mais dramática: através da criação de uma nova base, separada do chão. O exemplo mais difundido entre estes foi a autopista elevada que surgiu em todo o mundo, e a mais relevante para os arquitetos, as "ruas no céu", baseados em obras como a Robin Hood Gardens de Alison e Peter Smithson. Newcastle oferece um exemplo de cidade sobre esta teoria, iniciando um ambicioso plano para tornar-se a "Brasília do Norte" por meio da criação de uma rede elevada de passagens de pedestres totalmente separada dos automóveis. O projeto foi abandonado na década de 70 e estas ideias foram implementadas apenas em pequenas partes.
Depois da dramática queda do modernismo na década de 70 e 80, o projeto de reinterpretar o solo com concreto foi, em grande medida, esquecido. Claro que os arquitetos ainda utilizaram o concreto nos seus desenhos, mas estavam felizes com a relação puramente tradicional com a terra: seus edifícios era entes discretos que estavam assentados sobre a terra, e nada mais. Entretanto, este material explorado em profundidade no livro de 2001 de Stan Allen e Marc McQuade: Landform Building: Architecture's New Terrain, nos últimos anos demostrou que os arquitetos estão dispostos a trabalhar, uma vez mais, o solo com novas e emocionantes formas. Nos anos posteriores à publicação do Landform Building, esta tendencia se intensificou, como demostram os seguintes três projetos.
O poder da vista aérea: Drones e a fotografia de arquitetura
Qual é o sentido da vista aérea? Enquanto arquitetos e designers frequentemente encontram conforto nessa perspectiva particular, há um apelo mais inclusivo e universal neste modo de ver. A facilidade de acesso a serviços de mapeamento online aumentou nossa dependência coletiva em ver nosso mundo do alto.
Mapas condensam o planeta em um pequeno mundo dentro de nosso bolso, universalizando a fotografia de "vista de topo". O aspecto positivo ou negativo de sua onipresença, tendo sido assimilada por nossa consciência coletiva, permanece em discussão. Contudo, face a esse dilema, os fotógrafos de arquitetura estão expandindo os limites da tecnologia dos drones em busca de novos sentidos.
Prêmio "Religious Art & Architecture" reconhece a diversidade em projetos religiosos
Originalmente publicado pelo The Huffington Post como "These Religious Architecture Award Winners Evoke The Sacred In Unconventional Ways" esse artigo mostra os vencedores do "2014 Religious Art & Architecture Award", organizado pela Faith & Form, uma organização dedicada a promover a arquitetura religiosa.
O que torna um espaço sagrado?
Se os vencedores do Prêmio Religious Art & Architecture 2014, organizado pela Faith & Form, oferecem algum indicativo, poderia ser algo diferente a cada vez. Um pé-direito alto, paredes curvas, vitrais ou uma paisagem exuberante - nenhum vencedor é igual ao outro, e ainda assim, cada um oferece aos visitantes um novo modo de interagir com o divino.
Dê uma olhada em alguns dos premiados do Prêmio Faith & Form 2014 de arquitetura religiosa.
Piscinas Externas de Lone / 3LHD
Museu da Farmácia / Site Specific Arquitectura
- Ano: 2010
Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo
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Arquitetos: Emmanuel Novo, Maria João de Oliveira, Pedro de Azambuja Varela; Pedro de Azambuja Varela, Maria João de Oliveira, Emmanuel Novo
- Ano: 2013