Em espaços para crianças, "temos a oportunidade de criar um projeto que em muitos aspectos é uma arquitetura não-formulada. As crianças reagem aos ambientes de forma completamente espontânea. É quase uma arquitetura aprimorada", diz Dorte Mandrup. A implicação descrita é que o projeto pode contribuir para formar um pensamento crítico, incentivando a autonomia, a responsabilidade e ajudando a formar futuros cidadãos. Em sua maior parte, o sistema educacional e sua expressão espacial não mudaram significativamente nos últimos cem anos. No entanto, com o acesso à informação se tornando onipresente, o foco está lentamente se deslocando do acúmulo de informação para o desenvolvimento do pensamento crítico, e novos métodos de ensino abrem uma nova área de experimentação arquitetônica. A seguir exploramos o impacto do espaço no aprendizado, especificamente no ensino primário e secundário, discutindo como a arquitetura poderia auxiliar o processo educacional, tornando-se uma ferramenta de ensino.
Espaços de aprendizagem: a arquitetura como ferramenta de ensino
https://www.archdaily.com.br/br/972437/espacos-de-aprendizagem-a-arquitetura-como-ferramenta-de-ensinoAndreea Cutieru
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects
-
Arquitetos: Tezuka Architects
- Área: 1005 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: AutoDesk, DNL, Furukawa, Microstation, Mtsubishi, +3
https://www.archdaily.com.br/br/947652/escola-infantil-yoshino-tezuka-architectsHana Abdel
Da habitação ao comércio: redefinindo programas e tipologias espaciais
Com a mudança das necessidades e aspirações da sociedade, tipologias espaciais e programas arquitetônicos são constantemente questionados, e essa reavaliação cria premissas para a inovação. O que veremos a seguir é uma exploração, de como a arquitetura está metabolizando as mudanças fundamentais da sociedade em vários aspectos da vida cotidiana, desafiando os pressupostos existentes sobre os programas e o espaço.
https://www.archdaily.com.br/br/946995/da-habitacao-ao-comercio-redefinindo-programas-e-tipologias-espaciaisAndreea Cutieru
Shugoin / Love Architecture
-
Arquitetos: LOVE architecture and urbanism
- Área: 514 m²
- Ano: 2013
https://www.archdaily.com.br/br/625480/shugoin-love-architectureCristian Aguilar
Armazém Nousfit / Hideo Horikawa Architect & Associates
-
Arquitetos: Hideo Horikawa Architect & Associates
- Área: 39 m²
- Ano: 2013
https://www.archdaily.com.br/br/01-132196/armazem-nousfit-slash-hideo-horikawa-architect-and-associatesJavier Gaete