-
Arquitetos: Arenas Basabe Palacios, Soyka-Silber-Soyka Architekten
- Área: 5100 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Ehret
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten
Casas do Girassol / Arenas Basabe Palacios + Buschina & Partner
-
Arquitetos: Arenas Basabe Palacios, Buschina & Partner
- Área: 9500 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Schöck, Wienerberger, schöcj
Espaços de culto: projetando para a espiritualidade
Poucos espaços são tão íntimos e contemplativos quanto as salas de oração. Projetadas como estruturas autônomas e parte de projetos maiores, as salas de oração são feitas como uma arquitetura de introspecção. Localizados dentro de uma casa de culto ou espaço funerário, ou para fins próprios, estas salas silenciosas oferecem áreas tranquilas para considerar a vida e a passagem do tempo. Refletindo ideias mais amplas sobre fé e espiritualidade específicas, elas são projetadas como espaços de simbolismo e santuário.
Uma linguagem arquitetônica formada pela sustentabilidade
Com seus objetivos quantificáveis e desempenho mensurável, a sustentabilidade muitas vezes se apresenta como um desafio tecnológico. Sua linguagem primária é aquela dos dados, equipamentos, sistemas projetados, muitas vezes traduzidos em uma camada hipertecnológica escondida dentro de um design que apoia normas estéticas pré-existentes. Como a arquitetura é a imagem de uma sociedade em um momento do tempo, como o foco em sustentabilidade se traduz em linguagem, legitimando ainda mais as iniciativas para estabelecer uma relação de equidade com o meio ambiente? A arquitetura serve como uma expressão de atitudes, e já que a sustentabilidade se tornou um valor fundamental, é válido olhar se ela produziu ou não uma transformação estética.
Centro de atendimento a pessoas com deficiência Anandaloy / Studio Anna Heringer
-
Arquitetos: Studio Anna Heringer
- Área: 253 m²
- Ano: 2019
"Sustentabilidade é um sinônimo de beleza": em conversa com Anna Heringer
Em conversa com o Louisiana Channel, a arquiteta alemã Anna Heringer descreve a forma como trabalha e sua abordagem multidisciplinar à prática arquitetônica. Crescendo em uma pequena cidade na fronteira austro-bávara próxima de Salzburg, Heringer passou um ano morando e trabalhando em Bangladesh aos 19 anos, um lugar que agora abriga a maioria dos projetos de seu escritório. Heringer se descreve como uma mistura de coisas, além de ser arquiteta, afirma ser uma ativista e uma desenvolvedora - usando sua criatividade para explorar ideias em uma variedade de formas e mídias.
Centro comunitário de bambu e barro construído por mulheres é premiado em Bangladesh
Uma construção impressionante foi erguida em Rudrapur, um vilarejo no norte de Bangladesh. Foram usadas técnicas e materiais locais para dar forma ao espaço que surgiu para suprir uma importante demanda. Batizado de Centro Anandaloy, o primeiro andar funciona como um centro de atendimento a pessoas com deficiência.
O projeto venceu o Prêmio OBEL 2020, uma premiação internacional que homenageia as contribuições arquitetônicas notáveis para o desenvolvimento humano em todo o mundo.
TERRA Award divulga lista com 40 projetos finalistas
O Terra Award, primeiro prêmio para arquiteturas de terra contemporâneas, divulgou a lista dos 40 projetos que competem nas nove categorias da premiação. Cada obra foi avaliada a partir de diversos tópicos, incluindo: qualidade arquitetônica e integração paisagística, perspectiva ambiental e desempenho energético, economia local e intensidade social. Os materiais dos projetos abrangem argila, terra, pau a pique, adobe, taipa, entre outros.
Campus Messestrasse Viena / Holzer Kobler Architekturen
-
Arquitetos: Holzer Kobler Architekturen
- Área: 20600 m²
- Ano: 2015