-
Arquitetos: A'DUS [Architectural Designer Cluster]
- Área: 333 m²
- Ano: 2023
Edifício Comercial DADAM / A'DUS [Architectural Designer Cluster]
Casa Seosaeng / Studio Weave
-
Arquitetos: Studio Weave
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: FILOBE
Placemaking através do lúdico: projetando para o prazer urbano
As cidades humanas giram em torno das relações entre pessoas e lugares. As comunidades prosperam com recursos compartilhados, espaços públicos e uma visão coletiva para sua localidade. Para nutrir cidades felizes e saudáveis, arquitetos e o público em geral aplicam métodos de placemaking ao ambiente urbano. Placemaking - a criação de lugares significativos - depende fortemente da participação comunitária para produzir efetivamente espaços públicos atraentes.
Café Teri / NAMELESS Architecture
-
Arquitetos: NAMELESS Architecture
- Área: 810 m²
- Ano: 2022
Sede Corporativa Nove Janelas / S.E.E.D haus
-
Arquitetos: S.E.E.D haus
- Área: 712 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: DAANCEON, Seves Glassblock, Sto
Tijolos e suas cores
O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso. Neste artigo, exploramos algumas das cores mais populares de tijolos, descrevemos formas de colori-los artificialmente e listamos projetos recentes que utilizam o material.
Turning Cube / Architectural Designer Cluster
-
Arquitetos: A'DUS [Architectural Designer Cluster]
- Área: 481 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: AutoDesk, FILOBE, Gu-Sung Engineering and Construction, Samsung Electronics, TAE-YANG HIGH TECH, +3
Arquiteturas temporárias: 13 espaços públicos que ativam a cidade
De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios.
Panorama House / Sosu Architects
Café Haru / B.U.S Architecture
22 casas estreitas que geram um amplo impacto
Em cidades cada vez mais densas, encontrar terrenos disponíveis se converteu numa tarefa difícil e cara. Por esta razão, os arquitetos começaram a projetar em espaços urbanos previamente ignorados. Apesar do desenho dentro destes parâmetros inusuais serem difíceis, muitas vezes requerem uma resposta individual e sensível, que pode conduzir a resultados inovadores e inclusive inspiradores. Com isto em mente, selecionamos 22 casas construídas em espaços estreitos, mas que demonstram uma grande criatividade.
12 Edifícios que inovaram em suas fachadas de tijolos
Os tijolos estão entre os materiais construtivos mais antigos da humanidade. De longa durabilidade, há registros do uso de tijolos desde 7.000 a.C.. Através dos séculos, os tijolos construíram impérios na Turquia, Egito, Roma e Grécia. Os tijolos expostos marcaram a era georgiana, com milhares de sobrados de tijolos vermelhos caracterizando ruas de cidades como Londres, Edimburgo e Dublin.
Hoje, o tijolo está passando por uma espécie de renascimento. Marcos arquitetônicos em todo o mundo, como o Dr. Chau Chak Wing Building de Frank Gehry em Sydney e o Tate Modern Switch House de Herzog & de Meuron estão ampliando o uso do tijolo e redefinindo o modo como este material pode ser percebido.
A Coreia do Sul é um caso interessante nesse panorama do renascimento do tijolo, com uma preferência pela alvenaria escura e cinzenta que alcança um tom pesado, brutalista, mas de certo modo ainda lúdico. Como muitos países, a arquitetura de tijolo da Coreia do Sul questionou a conformidade, experimentando fachadas perfuradas e permeáveis, e paredes dinâmicas, curvas e fluidas. A seguir, reunimos 12 resultados interessantes do emprego deste antigo material na arquitetura contemporânea do país asiático.
Casa Crescida / FHHH FRIENDS
- Área: 98 m²
-
Fabricantes: Ikea, LG Hausys