Seja devido à demolição total ou parcial de um edifício, seja para reforma ou adaptação de uma estrutura existente — em busca de sistemas de cobertura mais eficientes —, telhas de barro e cimento são materiais que muito frequentemente acabam virando entulho. Devido ao seu baixo custo de produção, telhas não costumam ser recicladas e reaproveitadas cotidianamente, menos ainda utilizadas para cumprir outra função que não a de cobertura. Felizmente, somando-se a uma crescente conscientização sobre os custos ambientais da produção de materiais para a construção civil, a cada dia mais, arquitetos e arquitetas têm se comprometido a reciclar e reaproveitar resíduos de antigas estruturas obsoletas, estabelecendo uma arquitetura responsável e inovadora. A seguir, elencamos alguns recentes projetos que apresentam soluções alternativas para a reciclagem e reincorporação de telhas na arquitetura contemporânea, seja em paredes, fachadas, elementos de proteção solar, pisos e até mobiliário.
Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea
Interiores de Nova Iorque: Apartamentos, coberturas e lofts na maior cidade dos EUA
Uma das cidades mais famosas do mundo - e a mais populosas dos Estados Unidos -, Nova Iorque apresenta uma grande mistura de culturas e história que foram moldadas ao longo dos séculos, com a arte e a arquitetura desempenhando um papel fundamental neste desenvolvimento.
Reforma do Apartamento Mile End Road / Vine Architecture Studio
-
Arquitetos: Vine Architecture Studio
- Área: 72 m²
- Ano: 2018
Lareiras e fogões: 35 espaços onde o fogo é protagonista
Desde o início dos tempos, o ser humano se reúne em volta do fogo. Os primeiros assentamentos e cabanas primitivas incluíam em seu interior uma pequena fogueira para cozinhar e manter o calor de seus habitantes. Esta tradição continuou até o presente, com lareiras e fogões assumindo os mais variados modelos e formas e proporcionando possibilidades dentro e fora de casa.
Veja, a seguir, 35 exemplos de espaços que têm o fogo como protagonista.
Treves & Hyde / Grzywinski+Pons
Leman Locke / Grzywinski+Pons
-
Arquitetos: Grzywinski+Pons
- Área: 8600 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Amkel, Mutina, Sancal, Vibia, Viroc
Rua Allen 120 / Grzywinski+Pons
-
Arquitetos: Grzywinski+Pons
- Área: 1200 m²
- Ano: 2016
Veja todos os 38 vencedores do Prêmio RIBA Londres 2015
Dentre 68 finalistas, 38 projetos de Londres foram premiados no Prêmio RIBA Londres 2015, o prêmio de arquitetura mais prestigiado da capital britânica. A premiação destaca projetos excepcionais que tenham um impacto positivo na vida de seus ocupantes. Os vencedores deste ano incluem três edifícios de artes e lazer, onze equipamentos educacionais e comunitários, dezesseis projetos residenciais e oito edifícios comerciais.
Todos os projetos serão considerados para o RIBA National Awards, que será anunciado em junho.
Urban Villa Londres / Grzywinski+Pons
-
Arquitetos: Grzywinski+Pons
- Área: 6320 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Hem Design Studio
Residência de Madeira Compensada / Simon Astridge
-
Arquitetos: Simon Astridge
- Área: 134 m²
- Ano: 2014