Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra
Yasser Elsheshtawy será o curador do pavilhão dos EAU na Bienal de Veneza 2016
O professor Yasser Elsheshtawy, da United Arab Emirates University, foi escolhido para ser o curador da participação dos Emirados Árabes Unidos na Bienal de Veneza 2016. Elsheshtawy planeja trabalhar com um grupo de arquitetos em uma exposição que refletirá a contribuição dos EAU ao avanço da arquitetura e cultura. O tema da exposição ainda será anunciado.
Qual a pior coisa na arquitetura de hoje?
O teto.
O teto evoluiu de um ponto focal de um ambiente para um espaço destinado a equipamentos mecânicos. Em todas as grandes construções da humanidade, sempre olhamos para cima em reverência. Onde nosso olhar outrora encontrava fantásticos tetos abobadados, impressionantes estruturas treliçadas ou tratamentos decorativos distintos, hoje frequentemente encontramos painéis acústicos, tubulações e faixas fluorescentes de iluminação. Abandonando o teto como uma tela para criatividade no alvorecer da era tecnológica, tivemos dificuldade em tomá-lo de volta. Hoje, é difícil competir com os equipamentos mecânicos quando tudo o que defendemos é uma superfície branca. Mas uma proposta convincente de um espaço projetado para fazer do teto seu principal atributo pode encantar mesmo as mentes mais pragmáticas. Há uma boa razão para ser teimoso: já que raramente reorganizamos ou redecoramos o teto como fazemos com o resto do espaço, o que criamos acima de nossas cabeças tende a durar muito tempo.
Seria o arquiteto autoritário?
Não. Não confunda a responsabilidade de propor soluções com o poder de executá-las.
Poucas coisa mudaram o papel do arquiteto tão radicalmente como quando as pessoas perderam a fé na ideia de autoridade nos anos 1970. Nada mais era o mesmo depois daquilo. Muitos arquitetos renomados nascidos por volta da virada do século passado, como Alvar Aalto, se tornaram ícones do firmamento arquitetônico, mas sofreram uma queda brusca quando a sociedade que lhes havia garantido um lugar no topo de repente voltou suas costas para todas as figuras estabelecidas. A revolta contra o status quo mudou as regras do jogo para os arquitetos e políticos em particular. E a perda de autoridade levou rapidamente à perda de autoconfiança, mas não há nada de que reclamar agora. Os dias em que os arquitetos podiam liderar o caminho com um simples gesto se foram; agora é essencial ser entusiasta e encorajar todos a se unirem. Isso funciona melhor se os arquitetos acreditarem em si mesmos.
Pavilhão dos EUA divulga a equipe de arquitetos para a Bienal de Veneza 2016
Após um processo seletivo envolvendo mais de 250 inscritos, a equipe curatorial do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2016 selecionou 12 equipes de arquitetos para conceber a exposição dos Estados Unidos: The Architectural Imagination. A mostra especulará possíveis projetos de arquitetura para quatro terrenos em Detroit com apelo para serem implantados em outros países.
Nos próximos meses as equipes irão a Detroit para visitar os terrenos, participar de encontros comunitários e encontrar estudantes do Taubman College of Architecture and Urban Planning da Universidade de Michigan. As curadoras Cynthia Davidson e Monica Ponce de Leon esperam que as equipes produzam trabalhos criativos e engenhosos que abordem questões sociais e ambientais relativas ao século XXI.
Conheça as equipes selecionadas, a seguir.
Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos
Casa V / Mathias Klotz
- Área: 480 m²
- Ano: 2011
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Fabricantes: Hunter Douglas
Alto El Golf / Handel Architects
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Arquitetos: Handel Architects
- Área: 29000 m²
- Ano: 2014
Edifício Terraza / Gonzalo Mardones V. Arquitectos
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Arquitetos: Gonzalo Mardones V. Arquitectos; Gonzalo Mardones V. Arquitectos
- Ano: 2014
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Fabricantes: CHC
ArchDaily Brasil seleciona 20 impressionantes museus do século XXI
Em homenagem ao Dia Internacional do Museu, nossa equipe de editores compilou uma lista com vinte dos museus mais interessantes e emblemáticos do mundo. De obras brasileiras, como o MuBE, de Paulo Mendes da Rocha, o Museu do Pão, do Brasil Arquitetura e a Fundação Iberê Camargo, de Álvaro Siza, a museus internacionais, como o Museu Histórico de Ningbo, de Wang Shu e o Perez Art Museum, de Herzog & de Meuron, convidamos nossos leitores a conhecer o que há de mais representativo no projeto de museus no Brasil e no mundo.
Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani
Casa G / Ariel Furman + Daniela Garcia-Huidobro
MVRDV e Urbanismo Interno: Entrevista com Winy Maas
No final do século XX e início do XXI, uma das principais mudanças dentro das cidades ao redor do mundo tem sido o aumento do chamado "espaço público de propriedade privada", um desenvolvimento que tem atraído a atenção de muitos urbanistas e que está sendo amplamente debatido. No entanto, para a MONU Magazine, a predomínio crescente (e aceitação) de tais espaços privados de uso público nos dá a oportunidade de discutir um outro aspecto do espaço público: o urbanismo interno. Com a ascensão do shopping e as cada vez mais diversas funções exigidas pelos edifícios, como bibliotecas, por exemplo, os espaços interiores agora se assemelham a espaços públicos externos.
A entrevista a seguir é um trecho da 21° edição da MONU Magazine, em que Bernd Upmeyer e Beatriz Ramo entrevistam o fundador do MVRDV, Winy Maas, sobre o conceito de urbanismo interno na obra do escritório, em especial nos projetos Rotterdam Markthal, Glass Farm e Book Mountain.
Vencedores do "2015 ArchDaily Building of the Year Awards"
Após duas semanas de nomeação e votação, temos o prazer de anunciar os vencedores do 2015 ArchDaily Building of the Year Awards. Como um prêmio de arquitetura baseado na escolha popular, os resultados mostrados aqui representam a inteligência coletiva de 31.000 arquitetos, selecionando a melhor arquitetura dentre os mais de 3 mil projetos publicados ano passado no ArchDaily.
Os edifícios vencedores representam um grupo diverso de arquitetos, de vencedores do Prêmio Prtizker como Álvaro Siza, Herzog & de Meuron (Arena do Morro, em Natal) e Shigeru Ban, a escritórios emergentes como o spaceworkers ou o conceituado Studiomk27 de Márcio Kogan. Em muitos casos seus projetos podem ser visualmente mais impactantes, mas cada um aborda seu contexto e programa de um modo único, visando solucionar desafios sociais, ambientais ou econômicos em diversas comunidades espalhadas pelo mundo. Ao publicá-los no ArchDaily, esses edifícios nos ajudaram em nossa missão de proporcionar inspiração e conhecimento aos arquitetos. Então, a todos aqueles que participaram nomeando ou votando nos projetos finalistas, obrigado por terem feito parte desse maravilhoso processo, em que as vozes de arquitetos de todas as partes do mundo se uniram para passar uma mensagem forte, inteligente e voltada para o futuro. Veja a seguir os vencedores:
Markthal Rotterdam / MVRDV
Reflexões sobre a Bienal de Veneza 2014
Fundamentals, o título da Bienal de Veneza de 2014, fechou suas portas há algumas semanas. A partir do momento em que Rem Koolhaas revelou o título da Bienal deste ano, em janeiro de 2013, convidando os curadores nacionais a responder diretamente ao tema "Absorbing Modernity 1914-2014", houve um pressentimento de que esta bienal seria, de algum modo, especial. Tendo rejeitado convites para dirigir a Bienal no passado, o fato de Koolhaas ter agido não como curador, mas também como coordenador temático do esforço internacional, foi significativo. Esse comunicado levou Peter Eisenman (um dos primeiros tutores e defensores de Koolhaas) a dizer em uma entrevista que "[Rem está] declarando seu fim: o fim de sua carreira, o fim de sua hegemonia, o fim de sua mitologia, o fim de tudo, o fim da arquitetura."