-
Arquitetos: Eugenio Simonetti
- Área: 309 m²
- Ano: 2023
Pablo Casals-Aguirre
Pablo Casals Aguirre is a 2006 honor graduate UNAB Architect. In his 1st years works with Felipe Assadi & Paulina Pulido Architects. He now teaches at the schools of Architect at Campus Creativo_UNAB and Universidad Finis Terrae_ UFT at Santiago, Chile.
Casa KW / Eugenio Simonetti
Casa El Montañés / Gonzalo Iturriaga Arquitectos
-
Arquitetos: Gonzalo Iturriaga Arquitectos
- Área: 65 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Arauco, Topwood
Casa Tamiz / Gonzalo Bardach arquitectura
-
Arquitetos: Gonzalo Bardach arquitectura
- Área: 280 m²
- Ano: 2022
Casa Pendiente / Claudio Santander + María Ines Buzzoni
A vida cotidiana dentro do edifício IQON do BIG: uma narrativa visual por Pablo Casals-Aguirre
Da mudança das estações às interações dos usuários, existe uma infinidade de facetas do projeto arquitetônico que podem ser representadas por meio do cinema, e muitos fotógrafos entraram nessa dimensão em diferentes formatos: documentários, performances roteirizadas, time-lapses, entre outras abordagens que você pode conferir na nossa seção de vídeos.
Casa Monte Mor III / Gui Mattos
Casa Quebrada Honda / Abarca Palma Arquitectos + Cristóbal Noguera
-
Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos, Cristóbal Noguera
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA
-
Arquitetos: Duque Motta & AA, MAPAA
- Área: 417 m²
- Ano: 2020
Hotel Estancia Rilan / Ortuzar Gebauer Arquitectos
-
Arquitetos: Ortuzar Gebauer Arquitectos
- Área: 800 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Arauco Maderas, CHC, Ducasse, Volcan
Edifício IQON / BIG
-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 55000 m²
- Ano: 2022
Guia de arquitetura de Santiago: 41 lugares que todo arquiteto deve conhecer
Fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia sobre assentamentos indígenas no vale do rio Mapocho, Santiago é a capital e a cidade mais populosa do Chile. Este centro urbano sul-americano é contido pela Cordilheira dos Andes a leste e pela Cordilheira da Costa a oeste, além de contar com 26 cerros islas, seus morros, espalhados por toda a cidade. Alguns desses cerros islas foram transformados em parques urbanos, como Santa Lucía e San Cristóbal, enquanto Chena, Calán e Renca estão em processo de expansão.
Casa Esmeralda / Cazú Zegers Arquitectura
-
Arquitetos: Cazú Zegers Arquitectura
- Área: 528 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Nuprotec
Centro Comunitário Mejillones / CAW Arquitectos
-
Arquitetos: CAW Arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Arauco, Grau, Instapanel
Edifício da Estação de Metrô Plaza de Armas / Beals Lyon Arquitectos
-
Arquitetos: Beals Lyon Arquitectos
- Área: 4115 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Nuprotec
Casa Altos / Duque Motta & AA
-
Arquitetos: Duque Motta & AA
- Área: 340 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Topwood
Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea
Seja devido à demolição total ou parcial de um edifício, seja para reforma ou adaptação de uma estrutura existente — em busca de sistemas de cobertura mais eficientes —, telhas de barro e cimento são materiais que muito frequentemente acabam virando entulho. Devido ao seu baixo custo de produção, telhas não costumam ser recicladas e reaproveitadas cotidianamente, menos ainda utilizadas para cumprir outra função que não a de cobertura. Felizmente, somando-se a uma crescente conscientização sobre os custos ambientais da produção de materiais para a construção civil, a cada dia mais, arquitetos e arquitetas têm se comprometido a reciclar e reaproveitar resíduos de antigas estruturas obsoletas, estabelecendo uma arquitetura responsável e inovadora. A seguir, elencamos alguns recentes projetos que apresentam soluções alternativas para a reciclagem e reincorporação de telhas na arquitetura contemporânea, seja em paredes, fachadas, elementos de proteção solar, pisos e até mobiliário.
Projetando edifícios virtuosos: 6 projetos que combinam sustentabilidade e desempenho
As vestimentas utilizadas pelos povos nômades no deserto (beduínos, berberes, tuaregues, entre outros) são geralmente escuras, compridas e de tecido pesado. Ao contrário do senso comum, que recomendaria roupas leves, claras e curtas para um clima quente, as roupas pesadas e soltas do corpo favorecem a convecção, criando um fluxo de ar constante junto ao corpo, conferindo um conforto térmico no clima árido. Para edificações a analogia funciona. Ao abordarmos eficiência energética e desempenho dos projetos, inevitavelmente falaremos da sua envoltória, entre outros aspectos do projeto. Nem sempre uma solução exitosa em um local será eficiente em outro.
Durante os últimos 2 anos, temos criado uma série de artigos sobre bem-estar e sustentabilidade focados na indústria da construção. Mas de que forma os projetos, conforme suas demandas e contexto, aplicam as soluções para torná-los, de fato, eficientes e de bom desempenho?