Da mudança das estações às interações dos usuários, existe uma infinidade de facetas do projeto arquitetônico que podem ser representadas por meio do cinema, e muitos fotógrafos entraram nessa dimensão em diferentes formatos: documentários, performances roteirizadas, time-lapses, entre outras abordagens que você pode conferir na nossa seção de vídeos.
O fotógrafo Pablo Casals-Aguirre, que tem documentado a arquitetura contemporânea chilena, compartilhou ao longo dos anos sua produção cinematográfica arquitetônica em constante evolução. Desde 2011, por meio de seus curtas sobre o Instituto Salk de Louis Kahn, a Casa Currutchet de Le Corbusier, a Piscina Pública de Aurelio Galfetti em Bellinzona ou o Kunstmuseum de Christ & Gantenbein em Basel, Casals-Aguirre tem explorado um estilo documental que acompanha a vida diária dentro do projeto, interagindo com seus usuários, com uma cuidadosa edição de som para transmitir essas experiências.
Seu trabalho já foi apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza, no Festival de Design de Londres, no Museu Uffizi em Florença, no Festival de Cinema de Arquitetura de Budapeste, no Festival de Cinema Arquitecturas e na Trienal de Milão, entre outras exposições de arquitetura e festivais. Sua participação mais recente é na exposição “Open Access, Contemporary Public Space in Latin America" no Centro Cultural La Moneda em Santiago, Chile. Seu trabalho também será exibido na exposição "Atmospheric, Filming Architecture" no Arc en Rêve Centre d'Architecture em Bordeaux, França.
Em seu trabalho mais recente, Casals-Aguirre documenta a vida no IQON, o mais recente projeto residencial do BIG em Quito, Equador. Um edifício com uma fachada impressionante que adiciona dinamismo ao horizonte da cidade tendo como pano de fundo a paisagem andina. A edição de som nos imerge nas movimentadas ruas de Quito e nos conduz lentamente através do projeto, seus espaços comuns e a intimidade da vida diária de seus habitantes.
Você pode assistir ao catálogo completo de vídeos de Pablo Casals-Aguirre no YouTube e conferir seu portfólio de projetos no ArchDaily.