-
Arquitetos: Ateliers 2/3/4/, VenhoevenCS
- Área: 20000 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Dive Gym, Le Pavé, Mathis, Mtech, Myrtha Pools
Centro Aquático Paris / VenhoevenCS + Ateliers 2/3/4/
Biblioteca Multimídia L’échappée / Atelier WOA
-
Arquitetos: Atelier WOA
- Área: 2227 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Barthès bois, Briand Bois Construction, Philippe d’Art, Pouget Consultants
Piso de madeira: infinitas possibilidades de paginações e cores
Pisos de madeira trazem aconchego, personalidade e estilo para quaisquer interiores, sejam eles antigos ou novos. Com um aspecto ao mesmo tempo rústico e elegante, a madeira entrega boas características térmicas, com uma temperatura agradável ao toque, além de melhorar a acústica do ambiente, por absorver parte das ondas sonoras. Também são altamente duráveis e resistentes ao desgaste diário e, não por acaso, um dos materiais preferidos e mais cobiçados para interiores residenciais. Sua aparência também agrada a muitos: mesmo de uma mesma espécie e fabricante, há variações entre as peças, conforme o local de onde saiu do tronco. Entre diferentes espécies de árvores, tonalidades e desenhos também variam muito, de amarelos claros a marrom escuro, com infinitas possibilidades. Além disso, é possível paginar os pisos de madeira das formas mais diversas, conforme as dimensões das peças e o efeito desejado para o espaço. Veja, abaixo, uma série de possibilidades de pisos de madeira no Architonic.
Durabilidade e estética nas fachadas em ardósia
A ardósia é uma rocha metamórfica formada a partir da transformação da argila sob alta pressão e temperatura. Bastante homogênea e sóbria, com tonalidades que variam entre o cinza escuro e o preto, sua utilização é muito apreciada em pisos e telhados, por conta da durabilidade e aparência. Para as fachadas, a ardósia também funciona muito bem, aliando a estética da pedra natural, moldada pela natureza por mais de 500 milhões de anos, com o conforto térmico e facilidade de instalação das fachadas ventiladas.
Art Déco: influências e desdobramentos nos anos 2020
Depois de quase um século do surgimento do Art Déco, parece que este icônico estilo do início do século XX está voltando à moda. Como podemos observar em muitos dos novos projetos de interiores e mobiliário que estampam as páginas das principais revistas de arquitetura ao redor do mundo, é impossível não associar o glamour, o brilho e a elegância dos anos 1920 com este revivalismo tardio do Déco em pleno século XXI. Com isso em mente, seria importante refletirmos sobre a influência da estética Art Déco na arquitetura contemporânea e de que maneira esta retomada poderia transformar a maneira como nos relacionamos com um estilo que parecia esquecido no passado.
"Um espaço para a imaginação" Hotel 1818 / Lina Ghotmeh Architecture
-
Arquitetos: Lina Ghotmeh Architecture
- Área: 24 m²
- Ano: 2019
Como curvar madeira?
Desde o corte da árvore a tornar-se uma viga ou uma peça de mobiliário, a madeira passa por diversas etapas e processamentos. Recurso renovável e material de construção popular e antigo, a madeira é, também, muitas vezes apontada como uma das promessas da construção no futuro, um material adequado às novas demandas de sustentabilidade. Mas diferentemente do concreto, cujos moldes podem definir até curvas complexas, quando abordamos as estruturas de madeira é muito mais comum a utilização de peças retas, sobretudo para a arquitetura. Nesse artigo abordaremos algumas técnicas que permitem a criação de peças curvas de madeira de diferentes escalas, algumas mais artesanais e outras que prometem tornar o processo mais eficiente e inteligente.
Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects
-
Arquitetos: Toledano+Architects
- Área: 130 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Ariostea, AutoDesk, Hager, Hawa, Inbani, +4
Pavilhão La Vrillette / ENSA Paris-La-Villette
Galerias Lafayette Champs-Èlysèes / Bjarke Ingels Group
-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 6800 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Les Durcisseurs Francais