-
Arquitetos: Cadaval Estudio
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
Casa Noah / Cadaval Estudio
Museu Anahuacalli – Reforma e ampliação / Taller de Arquitectura - Mauricio Rocha
-
Arquitetos: Taller de Arquitectura-Mauricio Rocha
- Área: 4765 m²
- Ano: 2021
Centro Cultural PILARES / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
-
Arquitetos: Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
- Área: 710 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Basaltex, Cemex, Grupo JOBEN
Rozana Montiel projeta pavilhão para a Bienal de Arquitetura e Paisagem de Versalhes
Stand Up for the Seas! é uma instalação projetada por Rozana Montiel Estudio de Arquitectura para a exposição Terre! Land in Sight da Cité de l'architecture et du patrimoine no âmbito da 2ª edição da Biennale d'Architecture et du Paysage d'Île-de-France (Bap, 2022) em Versalhes. A peça é feita de materiais reciclados (aço, redes e solo) e convida o visitante a caminhar dentro de uma rede de pesca submarina para experimentar o que é estar preso. Stand Up for the Seas! confronta o conflito da poluição dos mares.
Banheiros de concreto aparente: brutalismo no espaço íntimo
Por que usar concreto nos banheiros?
Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.
Santuário Senhor de Tula / Dellekamp Schleich + AGENdA Agencia de Arquitectura
-
Arquitetos: AGENdA Agencia de Arquitectura +, Dellekamp Schleich
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Cemex, Ladrillera Mecanizada
A ascensão do co-living: projetando moradias comunitárias
Não há nada de novo em viver comunitariamente. A história mostra as moradias se aglutinam devido tanto pelas necessidades em comum quanto para a concentração de recursos. Hoje, devido ao crescimento populacional, ao adensamento urbano e preços dos imóveis, arquitetos e urbanistas têm procurado achar alternativas para habitações compartilhadas, também chamadas de co-living. Esses novos modos de morar exploram uma variedade de formas e configurações espaciais coerentes com o que se espera do futuro.
Arquitetura no México: projetos para entender o território de Quintana Roo
Quintana Roo é um estado localizado na região sudeste do México, faz fronteira geográfica com Belize e os estados de Yucatan e Campeche, e tem frente para o Golfo do México e o Mar do Caribe. Tem 50 212 km² e é o nono estado menos populoso do país. Sua capital é Chetumal e sua cidade mais populosa é Cancún. Há várias razões pelas quais Quintana Roo é um estado com uma importante riqueza cultural, uma delas é seu turismo de classe mundial, que o levou a ter um dos oito aeroportos internacionais do país, além de ser reconhecido pela Organização Mundial do Turismo.
Coliving Interlomas / A-001 Taller de Arquitectura
Casa Aguacates / Francisco Pardo Arquitecto
-
Arquitetos: Francisco Pardo Arquitecto
- Área: 442 m²
- Ano: 2020
Reproduzindo cidades não-violentas: 10 exemplos de espaços públicos amigáveis
Quando consideramos o contexto das cidades, ao mesmo tempo que a violência urbana é um reflexo dos problemas e das desigualdades sociais, ela também reflete no território e na nossa forma de viver. Em outubro, no dia 2, foi celebrado o Dia Internacional da Não-Violência – inspirado nisso, destacamos aqui uma série de projetos para refletir sobre formas não-violentas de ocupar os espaços públicos.
Arquitetura no México: projetos para entender o território de Aguascalientes
Aguascalientes é um estado localizado na região central do México, a cerca de 480 km a nordeste da Cidade do México, que faz limite geográfico com os estados de Zacatecas e Jalisco. Conta com 5618 km² de superfície, sendo o terceiro estado menos extenso do país. Sua capital e cidade mais populosa é Aguascalientes, nome dado em homenagem às fontes termais que os primeiros colonos espanhóis encontraram na região.
Arquitetura no México: projetos para entender o território de Veracruz
Veracruz é um estado localizado na região leste do México, limitado geograficamente pelos estados de Tamaulipas, Tabasco, Chiapas, Oaxaca, Puebla, Hidalgo e San Luis Potosí, fazendo frente com o Golfo do México. Conta com 71 820 km² de superfície e é o terceiro estado mais populoso do país.
Arquitetura mexicana: projetos para conhecer o território de Tepoztlán
Tepoztlán é uma região localizada no estado de Morelos, no centro-sul do México, limitada geograficamente pelos estados de Guerrero, Puebla, o Estado do México e a Cidade do México. Possui 242.646 km² de área e é um dos 111 povoados catalogados pelo governo que recebem incentivos para impulsionar o turismo patrimonial e ecológico.
11 Conselhos para projetar espaços públicos vibrantes
A 3ª Semana Internacional “Placemaking”, realizada anualmente pela organização filantrópica Project for Public Spaces (PPS), teve lugar entre os dias 1º a 4 de outubro de 2019 na cidade de Chattanooga, Tennessee. Anteriormente organizado nas cidades de Amsterdã (2017) e Vancouver (2016), este inspirador e envolvente evento é um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre, pessoas, profissionais e organizações comprometidas com a construção de “lugares”, promovendo a difusão deste conceito tanto no contexto local da cidade sede quanto no nível internacional.
A PPS, responsável pela criação da Placemaking Week, é uma organização focada em promover a cultura, a construção e a manutenção de “lugares”, ou seja, espaços públicos capazes de construir comunidades mais inclusivas e sustentáveis. Em 1999, a Project for Public Spaces publicou o livro “How to turn a place around”, definindo as bases do movimento “placemaking” e fornecendo diretrizes e princípios a serem seguidos para se construir lugares capazes de gerar comunidades mais vibrantes e inclusivas.
Arquitetura mexicana contemporânea: as casas no Valle de Bravo
O Valle de Bravo é uma região do Estado de México localizada poucos quilômetros à sudoeste da capital do país. Caracterizada pela presença de um grande lago artificial criado em 1947 com a construção da barragem Miguel Alemán, o Valle de Bravo é hoje responsável pelo abastecimento de água para boa parte da população da Cidade do México e Toluca. Por sua proximidade à capital, a represa é um importante destino de viagens de final de semana, o que acabou despertando o interesse de muitos arquitetos e arquitetas, responsáveis por projetos de arquitetura que encontram ressonância na paisagem oferecendo uma experiência única junto à natureza exuberante de um dos principais vales da planície central mexicana.
Parque Fresnillo / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura + Alin V. Wallach
-
Arquitetos: Alin V. Wallach, Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
- Área: 2260 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Basaltex, Trimble Navigation
Do território ao habitante / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
-
Arquitetos: Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
-
Fabricantes: Bambuterra