Serge Brison

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

NL architects e XVW architectuur vencem o Mies van der Rohe Award 2017 com o projeto deFlat

Em cerimônia hoje em Bruxelas, a Comissão Europeia e a la Fundació Mies van der Rohe anunciaram os vencedores do Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia – Prêmio Mies van der Rohe 2017.

O projeto vencedor desta edição é o deFlat Kleiburg em Amsterdã, Países Baixos, dos escritórios NL architects e XVW architectuur para o cliente Kondor WesselsVastgoed. DeFlat é uma proposta de renovação de um dos maiores edifícios de apartamentos dos Países Baixos - o edifício Kleiburg, um enorme bloco curvo com 500 unidades localizado no bairro de Bijlmermeer. O consórcio DeFlat salvou o edifício da demolição, convertendo-o em um klusflat, o que quer dizer que os próprios moradores são responsáveis pela renovação de seus apartamentos.

O Prêmio Arquiteto Emergente 2017 foi concedido ao MSA/V+ pela obra NAVEZ – 5 unidades de habitação social na entrada norte de Bruxelas, um projeto habitacional que cumpre a dupla exigência das autoridades locais de representar a ideia de revalorização urbana com um marco referencial na entrada da cidade, e proporcionar apartamentos modelo para famílias numerosas. O cliente do projeto é o município de Schaerbeek.

40 Projetos selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

A Comissão Europeia e a Mies van der Rohe Foundation anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.

Um terço das obras aborda o desafio da arquitetura contemporânea em relação ao patrimônio construído e um terço dos trabalhos os desafios contemporâneos da habitação. A gestão da paisagem urbana histórica será uma das prioridades destacadas pelo "Ano Europeu do Patrimônio Cultural" em 2018.

"Eu gostaria que os projetos selecionados demonstrassem interesse em criar lugares, explorar convenções e tipologias conhecidas, celebrar os prazeres do uso cotidiano por uma consideração de detalhes e uma resistência não expressa à atual tendência global a uma arquitetura auto-referencial, que desmente o contexto e o ato de habitação ". - Stephen Bates, Presidente do Júri.

Veja a lista a seguir.

Escritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS

Escritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS - Edifícios InstitucionaisEscritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS - Edifícios InstitucionaisEscritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS - Edifícios InstitucionaisEscritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS - Edifícios InstitucionaisEscritório Sede da AGC Glass Europe / SAMYN and PARTNERS - Mais Imagens+ 56

Ottignies-Louvain-la-Neuve, Bélgica
  • Arquitetos: Philippe Samyn and Partners; SAMYN and PARTNERS
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC

Centro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures

Centro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures - Arquitetura De EscritóriosCentro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures - Arquitetura De EscritóriosCentro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures - Arquitetura De EscritóriosCentro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures - Arquitetura De EscritóriosCentro de Dinâmicas de Grupo e Análises Institucionais Liège / Dethier Architectures - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  333
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2004