- Ano: 2014
-
Fabricantes: AGC
Abordagem paisagística
O edifício segue o traçado da rodovia N4, respeitando os acidentes geográficos naturais. Ele está construído sobre pilotis, flutuando na paisagem ondulada, conferindo-lhe uma melhor visão desde a rodovia E411 e a N4. Sua orientação é levemente descentralizada em relação aos pontos cardeais (15°), garantindo uma excelente insolação. Os caminhos dos pedestres e dos automóveis aparecem em extremos opostos do terreno, mas juntam-se novamente ao sul do edifício onde o hall de entrada envidraçado dá as boas-vindas aos trabalhadores da AGC e aos seus visitantes.
Sob os escritórios, e seguindo a suave inclinação natural (1,5-2,5%), está situada a área de estacionamento, preservando a paisagem circuncidante coberta de vegetação (grama e pradarias de flores) e alguns carvalhos.
Luz natural
O desenho interno uniforme do espaço, feito por meio de uma planta quadrada com laterais de 81m, é determinado pela luz natural e pela quantidade de vistas. A dualidade entre compacidade (rendimento de energia) e desenho (conforto visual e bem-estar no lugar de trabalho) é traduzida na divisão da planta em quatro partes dispostas ao redor de grandes pátios exteriores amenizados pelo vento,chuva ou sol. 84% das estações de trabalho estão situadas a menos de 4 metros das pareces; 95% desfrutam de uma vista exterior sem obstáculos e 100% das salas de reuniões possuem estas duas características.
As fachadas periféricas de vidro estão equipadas com elementos que giram automaticamente em direção ao sol. A filtragem da luz proporcionada por estes dispositivos é possível porque suas superfícies foram tratadas com faixas brancas, permitindo a passagem da luz natural difusa. Todas as outras aberturas estão equipadas com persianas de madeira de bambu. O parapeito de vidro, opaco e leve, maximiza a reflexão do calor através dos painéis de vidro serigrafado (no exterior) e esmaltado (no interior).
A galeria
Transversal às alas dos escritórios, uma galeria (ou átrio) proporciona uma rota obrigatória; todos os serviços do edifício convergem à este ponto.
O tamanho generoso da galeria de 10m de altura, 13,5m de largura e 83,7m de comprimento a converte em um lugar ideal para celebrar diferentes eventos: reuniões informais com empregados, festas de lançamento de novos produtos, conferência aos pés da grande escada (em assentos escalonados), eventos externos, etc. A galeria oferece o acesso a todas as áreas úteis no edifício: a recepção e serviços associados, o restaurante com seus terraços a oeste, o centro de conferências e cada uma das oito alas de escritórios (onde o acesso é controlado). Em decorrência do enfoque ambiental da obra, que prefere escadas aos elevadores, a nova sede se distribui em dois níveis. O movimento entre eles é cômodo e, como o planejado, o ascensor é muito pouco utilizado.
O espaço de trabalho
O espaço utiliza 12.120 m2 para acomodar 575 membros da empresa. A organização departamental na AGC Glass é flexível e seu desenho interior pode se adaptar ao ritmo das mudanças através das áreas livres na planta, conformando escritórios abertos ou alas separadas, se for necessário. A mesma flexibilidade é aplicada as áreas de reuniões e restaurantes, onde o espaço é dividido conforme o projeto, através de divisórias acústicas móveis.
É possível prolongar os escritórios e salas de reunião, caso seja preciso um espaço maior. Por outro lado, a subdivisão máxima possível seriam oito alas autônomas de 575 a 800m2, unidas e acessadas pela galeria. Em relação a facilidade de uso do lugar de trabalho, a preferência é ter áreas de planta livre sobre a fachada sul. Os espaços comuns e áreas de reunião estão estrategicamente centralizados ou próximos a uma escada ou, então, ao lado de um terraço com vista particular.
O centro de conferência reúne todas as salas de reuniões que são passível de ser gestionadas de forma independente e por isso estão disponíveis para outros usuários além da AGC. Cada espaço está equipado com aparatos audiovisuais e possuem luz natural e vistas ao exterior. A área do restaurante se estende ao longo da fachada oeste e abre-se ao exterior com grandes terraços. O espaço pode alojar comodamente 180 pessoas e conta com um bar. A cozinha industrial é conectada por um elevador de serviço independente e pode atender simultaneamente o restaurante, o centro de conferências e a galeria (cocktails, buffets, etc). A decoração confere à zona um ambiente e caráter único.
Enquanto os materiais utilizados na fachada exterior são o vidro e metal, o interior está revestido principalmente com madeira (piso, paredes divisórias, móveis, etc.).
Produtos AGC
O projeto demostra numerosos usos de produtos vítreos (vidros esmaltados e vidros de controle solar, vidro LED, vidro serigrafado, painéis fotovoltaicos, etc), numa tentativa de mostrar os produtos da AGC da melhor maneira possível. A entrada do edifício está sinalizada por uma grande escultura em vidro.
O parque
Dada a natureza montanhosa de Valonia, o impacto na paisagem é sutil. O acesso de veículos é um longo caminho escavado na paisagem. O terreno está cercado por uma vegetação espinhosa que é impenetrável apesar da sua modesta altura (1,5m) e não compromete a vista dos escritórios. A entrada principal está na Avenida Jean Monnet, porém estão previstas outras duas entradas para pedestres e ciclistas que chegam de transporte público e do centro do povoado.
As várias espécies de carvalho utilizadas (quercus robur, petraea e pubescens) são particularmente adequadas para o meio ambiente apresentado. Nas coberturas dos pátios foram plantadas árvores de folha perene (Fagus Luzula). As claraboias do estacionamento possibilitam o plantio de árvores com pouca folhagem no coração do edifício (prunus avium ou tilia cordata). A evacuação da água da chuva é realizada por algumas áreas de amortecimento que asseguram a redução e regulamentação das descargas.
Edifício de baixo consumo energético
Em termos de eficiência energética, o objetivo do edifício é ter zero consumo de energia. A economia de energia foi possível através do uso da luz natural, isolamento térmico, escolha de materiais eficientes e a utilização de energias renováveis (painéis fotovoltaicos, bombas de calor, etc.). O edifício foi certificado por VALIDEO e / ou BREEAM.