O Prêmio Pritzker é o reconhecimento mais importante que um arquiteto(a) pode receber em vida. A honraria é outorgada todos os anos a arquitetos e arquitetas cuja obra construída "tenha produzido significativas contribuições para a humanidade ao longo dos anos", segundo explica a própria organização responsável pela premiação. Por esta razão, o júri presta homenagem a pessoas e não a escritórios, como já aconteceu em 2000 (Rem Koolhaas ao invés do OMA), 2001 (Herzog & de Meuron), 2010 (SANAA), 2016 (Elemental) e 2017 (RCR Arquitectes), premiando seus fundadores (como no caso do SANAA), o então, um deles (Elemental).
Shigeru Ban Architects
Os projetos humanitários de Shigeru Ban
Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.
Museu de Arte de Aspen / Shigeru Ban Architects
-
Arquitetos: Shigeru Ban Architects
- Área: 3 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Agnora, Artexture+, Hunter Douglas Architectural (Europe), Spearhead, +1
Prêmio Pritzker 2014: Edifício Comercial Tamedia / Shigeru Ban Architects
15 Coisas que não sabias sobre Shigeru Ban
Você provavelmente já sabe que Shigeru Ban venceu o Prêmio Pritzker deste ano, mas você sabia que ele quase entrou na universidade para jogar rugby? Ou que ele construiu sua casa sem derrubar nenhuma árvore? Estes e outros fatos curiosos sobre o 38° laureado do Pritzker, a seguir.
Shigeru Ban recebe o Prêmio Pritzker 2014
" Shigeru Ban é um arquiteto cujo trabalho incansável inspira otimismo. Onde outros podem ver desafios insuperáveis, Ban vê um convite à ação. Onde outros podem tomar um caminho seguro, ele vê a oportunidade de inovar. Além disso, ele é um professor comprometido que não é apenas um modelo para a geração mais jovem, mas também uma fonte de inspiração " - . Júri do Pritzker 2014