-
Arquitetos: Crespy & Aumont Architectes, WY-TO architects
- Área: 8200 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: AutoDesk, Schüco, Woodenha Industries
Apartamentos Arborescence / WY-TO architects
A luz se dobra / WY-TO architects
-
Arquitetos: WY-TO architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Danpal, Placo, Stick lite encapsulate
Sistemas para incorporar a iluminação zenital em seus projetos
Nada mais racional que aproveitar a iluminação solar natural como garantia para melhorar a qualidade espacial de seus projetos, além de economizar energia. A consciência da finitude dos recursos naturais e demandas por redução do consumo energético têm diminuído cada vez mais o protagonismo de sistemas artificiais de iluminação, de modo que arquitetos tem buscado assumir novos posicionamentos na concepção projetual, apropriando-se determinados sistemas construtivos no aproveitamento dos recursos naturais. Nesse diálogo, diferentes tipos de artifícios têm sido adotados para a captação lumínica natural.
Tais sistemas podem ainda garantir excelentes propriedades espaciais se projetados corretamente. Conheça, a seguir, 5 sistemas indispensáveis à iluminação zenital:
A luz zenital como solução de iluminação natural em 16 projetos
A diversidade de claraboias significa que elas podem iluminar qualquer espaço. Tanto uma janela como um teto, a natureza híbrida deste elemento o transforma em peça chave de alguns projetos arquitetônicos. Através da sua flexibilidade também vêm oportunidades de expressão, desde a sua forma até o seu ângulo.
Confira 16 exemplos de espaços contemporâneos iluminados por este elemento abaixo: