Sorveteria Lodowato / Paradox
Sede Polonesa da NT Industry / GIGAARCHITEKCI Artur Garbula
-
Arquitetos: GIGAARCHITEKCI Artur Garbula
- Área: 1474 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: ELMAX Sp. z o.o. Sp. k., Gneza Klima Engineering, STALMET, Troldekt
Conheça os escritórios de arquitetura selecionados pelo programa "Europe 40 under 40" 2021-2022
O Centro Europeu de arquitetura, arte, design e estudos urbanos e o Chicago Athenaeum: O Museu de Arquitetura e Design anunciou os vencedores do programa "Europe 40 under 40" para 2021-2022. A seleção reúne talentos emergentes de arquitetura e design espalhados por toda a Europa da Albânia, Áustria, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Holanda e Turquia.
"Durante estes tempos desafiadores, é crucial manter viva as visões perspicazes. Apresentar as personalidades mais esperançosas da Europa nos campos da arquitetura e do design é o que nos dá esperança de um amanhã melhor", explica o briefing oficial. Proporcionando uma visão do cenário arquitetônico na Europa, o programa iniciado pelo Centro Europeu destaca a próxima geração de jovens arquitetos, paisagistas, urbanistas e designers industriais com menos de 40 anos, que terão impacto nos futuros ambientes de vida e trabalho, nas cidades e áreas rurais.
Reproduzindo cidades não-violentas: 10 exemplos de espaços públicos amigáveis
Quando consideramos o contexto das cidades, ao mesmo tempo que a violência urbana é um reflexo dos problemas e das desigualdades sociais, ela também reflete no território e na nossa forma de viver. Em outubro, no dia 2, foi celebrado o Dia Internacional da Não-Violência – inspirado nisso, destacamos aqui uma série de projetos para refletir sobre formas não-violentas de ocupar os espaços públicos.
Villa Reden / Architekt Maciej Franta
-
Arquitetos: Architekt Maciej Franta
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Centro de Treinamento de Canoagem MOSM / RS + Robert Skitek
-
Arquitetos: RS+ Robert Skitek
- Área: 393 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: EQUITONE, Aluprof, AutoDesk, BARWA SYSTEM, Nemetschek
Fotografia de arquitetura e escala: a figura humana como ferramenta de análise
Incorporar a figura humana na fotografia de arquitetura é uma das formas mais eficazes de ajudar o espectador a decifrar a escala de uma obra. Com ela, não apenas é possível transmitir noções das medidas dos elementos fotografados, mas também criar interessantes relações que podem favorecer a composição de uma imagem. Com isso em mente, compilamos a seguir uma seleção de nossas fotografias favoritas que têm na escala humana seu principal elemento compositivo.
Decks de madeira em espaços públicos: pisos nobres para o convívio coletivo
Os pavimentos em madeira caracterizam-se pelo calor de sua aparência, pela sua textura rica ao tato e pelas tonalidades naturais que variam de acordo com a origem das suas peças, mudando com o clima e com o passar do tempo. No exterior, as superfícies de madeira são amplamente utilizadas para criar terraços e áreas de estar, aproveitando as suas qualidades para reunir confortavelmente as pessoas em pisos mais macios e acolhedores. Sendo construídos com peças modulares, os decks de madeira podem facilmente gerar topografias artificiais, moldando espaços públicos criativos e eficazes para descanso, esportes, brincadeiras e encontros coletivos.
100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos
A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança.
Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas.
Residência Hole / RS + Robert Skitek
-
Arquitetos: RS+ Robert Skitek
- Área: 234 m²
- Ano: 2018
Pivotante, deslizante, camarão e paredes cortina: diferentes tipos de janelas em 11 edifícios
Embora todas as janelas tenham funções em comum, como permitir a passagem da luz, fornecer ventilação e focar as diferentes visões, esses objetivos podem ser aprimorados por meio de uma série de opções úteis. Dependendo da orientação do edifício, condições climáticas, direção do vento e ponto de vista arquitetônico, cada modelo de janela específico pode fazer a diferença dentro de um projeto, melhorando a usabilidade e a qualidade espacial e ambiental de cada espaço.
Abaixo, apresentamos tipos de janelas que podem ser encontradas nas residências atuais, especificamente em 11 projetos previamente publicados em nosso site.
Parque Infantil Aquático Jaworznickie / RS + Robert Skitek
Apartamentos Szuflandia / Brandys Design + Modern House
Reurbanização da orla do lago Paprocany / RS+
- Ano: 2014
4 espaços públicos que incluem a água na vida urbana
Tornar mais acessível e próxima a relação dos cidadãos com a água nos entornos urbanos é um objetivo que pode ser reconhecido em uma dezena de projetos ao redor do mundo.
Em sua maioria, estes projetos podem focar em situações de encosta ou rios, como por exemplo os projetos que impulsionam Paris a construir mais espaços públicos ao torno do rio Sena, ou Moscou, a integrar o rio Moscova na vida cotidiana da capital russa.
Apesar disso, existem outros projetos de menor escala que tornam possível a relação entre habitantes com este recurso em suas cidades, tanto nos casos em que o inclui como elemento paisagístico, quanto como reflexo de um princípio de sustentabilidade.
Centro Cultural-Educacional e Jardim na Igreja St. Hyacinth em Bytom / Medusa Group
- Ano: 2014