-
Arquitetos: GIGAARCHITEKCI Artur Garbula
- Área: 1474 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tomasz Zakrzewski
-
Fabricantes: ELMAX Sp. z o.o. Sp. k., Gneza Klima Engineering, STALMET, Troldekt
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da empresa dinamarquesa de design e fabricação em aço NT Industry está localizada em um antigo complexo da indústria pesada construído em 1951, que foi adquirido pelo atual proprietário em 2003. Em meio a outros edifícios industriais e a vegetação, seu redesenho complementa o entorno graças à sua fachada e forma. O projeto foi dividido em duas etapas distintas. A primeira envolveu a reforma da guarita, enquanto a segunda buscou a reforma do prédio de escritórios em desuso e a reutilização adaptativa do armazém, redesenhado como um novo refeitório. Também foi criado um pátio verde, ocupando o espaço no centro do complexo.
A ideia principal era manter a honestidade dos materiais, encontrar soluções simples e preservar o máximo possível as estruturas originais do edifício. Paredes de tijolos foram reveladas, escadas existentes foram reformadas, enquanto os novos painéis de aço corten usados na fachada foram feitos com estoque não utilizado de aço da empresa e foram inteiramente fabricados pelo cliente. Esta fachada foi feita com base no projeto executivo elaborado pelos arquitetos que visava aproveitar os antigos materiais armazenados.
Portanto, a ideia de desperdício zero foi implementada no projeto. A referida guarita, que recebeu a intervenção na primeira fase do projeto, abrange a área de entrada de todo o conjunto e é constituída por dois volumes: um edifício envidraçado para os seguranças, com sala de espera para motoristas e um bicicletário. O aço corten também foi usado para marcar o nome da empresa. O edifício de escritórios remodelado oferece mais de 740 m2 de espaço flexível com salas menores e espaços de conferências.
As escadas reutilizadas foram complementadas por um novo hall. A entrada para o edifício de escritórios está localizado em frente ao novo refeitório, com capacidade para até 250 pessoas. O novo desenho espacial introduziu uma área de lazer para os funcionários ao lado da cantina. As rampas existentes foram utilizadas para anular a diferença de níveis no interior dos edifícios. Dois portais de entrada foram desenhados na fachada norte e outros dois na fachada sul dando acesso ao pátio verde.
As entradas e as escadas foram revestidas com aço corten, enquanto o restante dos edifícios são mantidos em cores neutras com branco e cinza. O desenho das janelas foi mantido fiel à sua forma original. Paredes e telhados foram "termo-modernizados". Os interiores foram projetados em estilo loft, com tijolos aparentes, concreto e granilite, juntamente com novos elementos de acabamento preto. A parede que separa o refeitório do edifício de escritórios, assim como todas as coberturas, foram revestidas com painéis acústicos feitos de materiais naturais. Detalhes de dutos e outras instalações foram expostos e os móveis foram mantidos de forma minimalista para complementar o estilo. A reforma continuará nas próximas etapas.