Víctor García

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Os melhores projetos do mundo em 2016 (sem excluir América Latina, África e Ásia)

Sabemos que a história é escrita por aqueles que vencem e impõem seu próprio relato. Também sabemos que o relato do ocidente é o da Europa e Estados Unidos, enquanto o resto dos atores são minimizados ou inviabilizados; chineses e japoneses durante a Segunda Guerra Mundial; com o Império Otomano na Europa do século XVI e com as maiorias raciais na leitura da independência latino-americana. O mesmo ocorre com a arquitetura.

Temos insistido que o boom do Hemisfério Sul não se apoia unicamente em uma obra nova, mas também no reconhecimento de uma nova arquitetura inviabilizada e aparentemente não digna de ser publicada em revistas nos anos 1990. Este cenário mundial mudou com o surgimento de uma humanidade multipolar, mais local. Globalizada mas heterogênea, acelerada mas desequilibrada. Não há países vermelhos ou azuis, mas uma ampla paleta de cores explodidas, como num quadro de Pollock.

Isto serve de preâmbulo para ponderar os melhores edifícios de 2016 de acordo com a opinião do crítico britânico Oliver Wainwright, que elaborou um mapa mundi delimitado por Nova Iorque (a oeste) e a cidade norueguesa de Utoya (a leste), com a exceção de Birzeit, na Palestina.

O Hemisfério Sul representa mais de 40% da economia global e já concentra as principais mega-cidades do mundo, e, mesmo assim, não vale a pena estudar sua arquitetura? Expandindo os limites do mapa mundi arquitetônico de um planeta em transformação, destacamos os seguintes projetos deste ano.

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín - Centro ComunitárioUVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín - Centro ComunitárioUVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín - Centro ComunitárioUVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín - Centro ComunitárioUVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín - Mais Imagens+ 39

San Antonio de Prado, Colômbia
  • Arquitetos: EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín; EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3879
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Benito Urban, Bocanumenth Castaño, Ecoarea, Explanan, Grecoromano, +2