Texto escrito por Constanza Martínez Gaete via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.
Com os anos e com os efeitos climáticos, os materiais dos edifícios e as paredes vão se desgastando, gerando rachaduras e deslizamentos em seus cantos e revestimentos.
Isso foi o que chamou a atenção do artista alemão Jan Vormann, que percebeu que muitos edifícios públicos e monumentos apresentam áreas ou partes descuidadas, que ninguém se encarrega de sua manutenção. Por isso, decidiu resolver os edifícios por sua conta, instalando legos nas partes em que os muros possuíam espaços vazios, com a ideia de solucionar o aspecto de deterioramento dos edifícios e evitar que continuem com seus deslizamentos de materiais.
A intervenção urbana foi chamada Dispactchwork e foi parte de um projeto global que instalou legos em edifícios, muros e calçadas de 29 cidades do mundo, como Barcelona, Berlim, Nova York, Quito, São Petersburgo, Tai Pei, Tel Aviv, Toulouse, Veneza, Santiago etc.
O artista percorreu durante três anos as 29 cidades e, em cada uma, associou-se a uma galeria de arte que era a encarregada de gerenciar a divulgação do evento, porque em cada restauração participaram os próprios cidadãos, que deixaram os edifícios e monumentos com um aspecto muito mais divertido e com cores mais vibrantes.
Na continuação você encontrará uma galeria de fotos.