Apresentamos a seguir os avanços até agora nas obras do Museu Jumex, projeto realizado por David Chipperfield Architects na Cidade do México.
De acordo com a Fundación de la Colección Jumex, o escritório britânico foi selecionado graças a sua ampla experiência no desenho de espaços para museus ao redor do mundo e da qualidade de seus projetos, que combina sobriedade e pragmatismo.
O terreno de 2.500 m², que receberá o edifício, está localizado entre as ruas Boulevard Miguel de Cervantes Saavedra, Ferrocarril de Cuernavaca e Lago Zurich na Colonia Granada, da Delegación Miguel Hidalgo; o edifício possui um formato triangular e estará ao lado do futuro Museu Soumaya; ambos formam parte de um plano urbano para o desenvolvimento da região.
Mais informação sobre o projeto a seguir.
O projeto está distribuído em 5 plantas (sub-solo -1, térreo, primeiro, segundo e terceiro pavimentos) o que gera um total de 6.660 m² construídos, dos quais, 2.264 m² encontram-se abaixo do nível do solo e 4.396 m² acima.
Este novo espaço busca destinar a maior parte da edificação à exposição de arte e à recepção de seus visitantes. As operações do escritório responsável referentes especificamente à função de museu do edifício se caracterizaram pelo trabalho dinâmico da luz natural e a fluidez de seus espaços.
A construção, que ampliará significativamente o tamanho das instalações existentes em Ecatepec, começou em Março de 2010 e abrirá as portas ao público no fim de 2013.
Com um acervo de mais de 2.500 obras que foi recentemente enriquecido com a aquisição de peças de célebres artistas, a nova sede estabelecerá uma programação que inclua ao menos três grandes exibições por ano, combinando interpretações do acervo da Coleção Jumex realizadas por curadores convidados, mostras internacionais itinerantes organizadas por outros museus e outros projetos artísticos.
Esta nova localidade na Cidade do México permitirá a que instituição alcance mais pessoas, logo, o planejamento das atividades acadêmicas e educativas se fortalecerá, sem dúvida, graças ao novo edifício que contará com espaços mais flexíveis e adequados para conferências, mesas redondas, projeções, cursos e oficinas.
Este espaço significará uma nova maneira de pensarmos como instituição, uma organização que sem abandonar seu caráter experimental, alcançará a estrutura administrativa e o valor reflexivo que correspondem a um museu.
Desta maneira, a Coleção Jumex espera converter-se em uma opção de qualidade para a cultura e para a disseminação do público especializado e daqueles que tenham a inquietude de conhecer a criação contemporânea através de umas das coleções privadas mais importantes da América Latina, alternando sua missão e programas junto à importantes lugares de grande trascendência na vida cultural do México.