Esta semana em nossa série de Tecnologia e Arquitetura apresentamos Poliedro, grupo conformado por dois sócios espanhóis Ignacio Alvarez-Monteserín e Jaime López, que iniciaram o escritório pela necessidade de representar seus próprios projetos na universidade.
Desde então, Poliedro estabeleceu uma gama fixa de clientes importantes, permitindo a consolidação desta dupla, cuja equipe vai crescendo à medida que se enfrentam novas propostas.
A seguir, uma exclusiva entrevista e uma seleção de suas melhores imagens.
1.Quando começaram a trabalhar o tema da vizualização de arquitetura?
Poliedro Estudio é formado por Ignacio Alvarez-Monteserín , que funda o grupo em 2008 e Jaime López, que se une a ele em 2010. Ambos começamos nossa jornada no mundo 3D por nossa profissão de arquiteto, como forma de sobrevivência, primeiro com nossos próprios projetos e os de nossos amigos e, em seguida, de forma profissional fazendo colaborações com arquitetos (Jaime desde 2001 e Ignacio desde 2005). Antes de montar a agência também tivemos a oportunidade de trabalhar em diferentes estúdios de arquitetura, como Allende arquitectos, Vidal y asociados arquitectos, Andrés Perea ou ACM. Coincidimos como membros do coletivo Estudio Leon 11, o qual ainda somos parte e onde estamos atualmente.
2.São arquitetos?
Sim. Consideramos que a formação de arquiteto é importante na hora de compreender os projetos de nossos clientes e potencializar suas características mais significativas. Além disso, normalmente acabamos participando das decisões de projeto, seja oferecendo a ferramenta 3D para provar determinados elementos arquitetônicos (fachadas, materiais, volumes, etc) ou simplesmente improvisando em tudo aquilo que o cliente “ainda não tinha se dado conta”.
3.Porque o trabalho de visualização em arquitetura é tao fascinante?
A computação gráfica permite-nos entrar em contato com bastantes projetos, e muitos projetos diferentes e, claro, ver como funcionam por dentro grandes escritórios de arquitetura que sempre tinha nos interessado, como no caso de Herreros Arquitectos, Rubio y Alvarez Sala, AMP ou ACXT-IDOM. É um trabalho muito divertido e gratificante, que permite demonstrar, em tempo recorde, como serão os projetos que até então estavam apenas no papel (na verdade no computador).
4.Como poderia resumir seu trabalho?
Resumindo, diríamos que o trabalho é muito intenso, divertido e cansativo. Normalmente, trata-se da repetição de um processo que quase sempre segue os mesmos passos:
-1) Leitura das plantas e compreensão do projeto, muitas vezes em uma reunião com o cliente.
-2) Organização interna dos horários e da equipe de colaboradores que irão participar. Apesar de parecer que Estudio Poliedro possui duas pessoas como titulares, em muitos casos há o envolvimento da experiência de muitas pessoas, principalmente membros do Estudio Leon 11.
-3) Modelação do projeto
-4) Seleção dos pontos de vista que mais favorecem o projeto (muitas vezes forçando limites absolutos do ângulo da câmera).
-5) Iluminação e aplicação de texturas. Neste ponto o cliente é instigado a ter que definir os materiais.
-6) Renderização (de 2 à 6 horas, possível somente à noite)
-7) Pós-produção, que é a etapa onde se revela como será o ambiente, coloca-se pessoas e crianças felizes, e dá-se os últimos retoques e ajustes de luz e cor para que se possa finalizar a imagem.
-8) Mudanças e correções do cliente. Ainda que se tente manter um feedback com o cliente durante todo o processo, é na seleção de vistas e a partir da imagem pós-produzida onde mais se intervém e se modifica o resultado final ao gosto do cliente. A duração de todo o ciclo depende de muitos fatores, mais não costuma durar mais de 10 dias.
5. Arquiteto favorito?
Ignacio: Não poderia dizer apenas um, mas seria uma colagem entre Miralles, Van Verkel, Scharoun, Bjarke Ingels e os projetistas de cenários de Star Wars.
Jaime: Alvar Aalto e Scharoun também.
6.Obra favorita?
Ignacio: A Estrela da Morte, aquela de Star Wars, não aquela do OMA.
Jaime: Kaleva Church, de Reima e Raili Pietïla
7.Artista Visual ou agência de visualização favorita?
Ignacio: Lebbeus Woods
Jaime: Pixar! E também as infografias de arquitetura do noruegueses do MIR.