Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen

Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 2 de 10Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 3 de 10Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 4 de 10Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - FachadaClássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Eero Saarinen; Eero Saarinen
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1958

Um ginásio de hóquei de planta retangular simples, com 61 metros de comprimento por 25,9 de largura, tem sua cobertura como ponto característico. É carinhosamente conhecido como a Baleia de Yale (the Yale Whale).

Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 4 de 10
© flickr joevare. Used under Creative Commons

A cobertura é vista de qualquer parte do edifício. É o ponto chave do projeto, tanto interna quanto externamente. Adiciona o fator complexidade à planta retangular, e garante a fluidez do seu desenho.

Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 2 de 10
© Liz Waytkus

Uma estrutura elástica. Uma espinha dorsal de concreto armado de 83,4 metros de comprimento, a partir da qual se estrutura a superfície interna de madeira, sob uma rede estrutural de cabos de aço, que reforça a curvatura do desenho. Cabos adicionais que conectam o arco central às bordas exteriores do edifício auxiliam a estabilizar a estrutura contra as cargas de vento.

Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Imagem 7 de 10
© flickr joevare. Used under Creative Commons

O concreto aparente do arco sinuoso entra em diálogo com o carvalho do interior da coberta. Ambos apresentam o mesmo padrão de textura. O concreto apresenta ranhuras verticais, impressas pelas formas de madeira. O carvalho se mostra em tábuas de mesma largura, porém perpendiculares às marcas do concreto.

Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen - Iluminação
© Dalton

A materialidade do edifício é enfatizada por um pano de vidro, que dá acesso ao ginásio. O ponto mais alto do arco fica a 22,80 metros acima da pista, que fica abaixo do nível de entrada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:New Haven, Connecticut, United States

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: David S. Ingalls Skating Rink / Eero Saarinen" 23 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105157/classicos-da-arquitetura-david-s-ingalls-skating-rink-slash-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.